Atores brasileiros irão interpretar os icônicos personagens do seriado mexicano “Chaves” em uma nova campanha publicitária da marca de produtos de limpeza Ypê. A iniciativa, que passou pela aprovação da família de Roberto Bolaños, criador e intérprete do Chaves, traz os personagens imaginando como gastariam R$1 milhão.
Nos vídeos publicitários, Dona Florinda decide que ofereceria mais do que café ao Professor Girafales, enquanto Chaves sonha em gastar tudo em sanduíches de presunto, e Seu Madruga finalmente pagaria o aluguel atrasado. Os comerciais serão exibidos tanto no SBT, que perdeu os direitos de exibição da série em 2020, quanto na Globo. Para garantir a autenticidade, os dubladores brasileiros originais dos personagens foram contratados para dublar os novos atores.
O processo de escalação dos atores e a criação dos figurinos e cenários foram minuciosamente aprovados pela família de Roberto Bolaños, que faleceu há dez anos. Em abril, Florinda Meza, viúva de Bolaños e intérprete da Dona Florinda, desabafou no Instagram sobre o fim da exibição do seriado em 2020. “No auge da pandemia, o contrato com a Televisa pelos direitos literários para as transmissões da série terminou. Eu, como escritora, deveria ter sido convocada para essa negociação, mas não fui”, escreveu ela. “Algo explodiu dentro de mim. Foi como se meu Roberto se levantasse da tumba e gritasse ‘você tem que defender meu legado’. O que pior pode ser feito do legado de um gênio do que congelar isso por quase quatro anos?”
A interrupção na exibição de “Chaves” pelo SBT foi causada por um impasse nos direitos de transmissão com o grupo detentor dos direitos intelectuais sobre as histórias. “A negativa em relação ao acordo chegou a apenas poucos dias do fim do contrato. A emissora continua na torcida para um acordo”, afirmou o SBT na época.
Com essa nova campanha da Ypê, a memória de “Chaves” e de seus amados personagens ganha uma nova vida, trazendo nostalgia e alegria para os fãs brasileiros.