Comercial produzido no interior de SP é finalista em premiação na Polônia: ‘Orgulho interiorano’, diz roteirista
O diretor e roteirista, Matheo Fernandes, morou em Itararé (SP) até os 17 anos. A produção gravada na cidade concorre em duas categorias, ao lado de outras marcas internacionais.
O comercial foi produzido nas áreas verdes de Itararé, cidade onde o roteirista Matheo cresceu — Foto: Reprodução/CLIMA®
Um comercial gravado em Itararé, no interior de São Paulo, foi selecionado como finalista em uma premiação internacional que acontece na Polônia. A produção concorre em duas categorias e chama atenção pelas cenas gravadas em meio às paisagens naturais da cidade.
Para saber mais sobre a produção, o DE conversou com o diretor e roteirista, que cresceu em Itararé, e falou sobre a experiência e a reação coletiva ao saber da indicação ao prêmio.
Na produção da propaganda, trabalharam quatro pessoas que integram a agência de publicidade onde Matheo atua há cinco anos. Ao DE, ele destacou que o resultado só foi possível graças ao trabalho coletivo e à dedicação da equipe na entrega do produto final.
Para assistir à produção completa, os interessados podem acessar o comercial online. Outros detalhes estão disponíveis nas redes sociais da agência.
Matheo ressaltou a colaboração dos colegas de profissão. O trabalho de cor foi assinado pela colorista alemã Franziska Heinemann, e a filmagem ficou sob responsabilidade do diretor de fotografia dinamarquês Nicholas Bluff.
Segundo Fernandes, o projeto concorre em duas categorias: comercial e talento emergente. A premiação, organizada por uma empresa britânica, reconhece os melhores trabalhos do mundo na área de cor e pós-produção cinematográfica.
A ideia para o comercial surgiu depois que um colega dinamarquês apresentou a Matheo um produto desenvolvido especialmente para o cinema e a fotografia: tecidos reflexivos. Diferente dos tradicionais painéis brancos ou prateados usados para rebater a luz, o produto propõe uma abordagem mais natural e artística.
Cada tecido é inspirado nas cores e texturas da paisagem brasileira, areia, céu, floresta e concreto e reage à luz de forma única, criando reflexos sutis e orgânicos. Assim nasceu a proposta de gravar o filme em espaços naturais de Itararé, que ajudaram a potencializar o conceito da marca.
“Voltei para Itararé e só quando você sai de um lugar consegue encarar a beleza. Foi um reencontro e volta a entender que existem muitas histórias para serem contadas. Meu sonho é que Itararé se torne um polo de gravação. Tenho orgulho de dizer que venho de lá, orgulho interiorano”, disse Matheo.
Todo o material foi filmado com câmeras de 35 milímetros, utilizando como cenário as áreas verdes de Itararé. A simplicidade do filme, segundo Fernandes, foi pensada para otimizar a produção do comercial. Ele explicou que o processo de pós-produção foi realizado em Berlim e contribuiu para a qualidade final do projeto.
Ainda segundo o diretor, o ritmo do comercial convida o espectador a desacelerar. Para ele, não é um produto pretensioso nem busca vender os rebatedores de luz, mas inseri-los dentro do contexto apresentado. O produto, segundo ele, “não é o destaque, mas o convidado da produção”.
O grupo responsável pela produção, filmagem e edição do comercial feito em Itararé — Foto: Reprodução/CLIMA®
A premiação acontece no dia 16 de novembro, na Polônia. Além das indicações, o comercial ganhou um reconhecimento internacional ao ser publicado por outros portais digitais.
“Estamos orgulhosos. Por ter sido um filme independente conseguir alcançar um olhar internacional. A gente teve um surto coletivo. Foi o grande ato da nossa distribuição do filme. Demorou para a ficha cair”, relembrou Fernandes.
Há um mês, eles também foram destaques em um festival que aconteceu em Berlim, eles foram finalistas em cinco categorias. “Já é uma grande vitória, em cinco categorias, isso é brilhante. Esse é o nosso ‘dream team’, é uma sinergia entre o grupo”, comentou o roteirista.
Matheo reforçou que eles estão confiantes, mas entende que os concorrentes são de peso na premiação. O grupo tem esperança e entende a realidade encarada, em comparação às outras concorrentes.
O diretor e roteirista do comercial, Matheo Fernandes, viveu em Itararé até os 17 anos — Foto: Reprodução/CLIMA®
O diretor e roteirista, Matheo Fernandes, de 24 anos, nasceu na capital paulista, e ainda criança, sua família se mudou para Itararé, e foi no interior onde suas raízes artísticas se desenvolveram. Essa paixão começou a ser desenvolvida através da fotografia experimental.
“Eu vivo para isso [arte]. Eu acho que é a maneira com que consigo me expressar melhor”, completou o paulista.
Aos 17 anos, ele decidiu voltar para São Paulo e começar a desenvolver de forma aprofundada o seu interesse pela produção audiovisual. Assim, Fernandes começou a produção amadora de filmes somente com sua bagagem de conhecimento prático.
Ainda em São Paulo, ele começou a trabalhar com publicidade, estando no ramo há cinco anos. Foi nessa jornada onde conheceu seus companheiros de profissão, os quais também produziram o comercial indicado para a premiação internacional.
“Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro.”




