Comércio goiano registra alta nas vendas de fevereiro

O comércio em Goiás registrou alta de 7% no mês de fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2023. Esse é o maior resultado para o mês de fevereiro desde 2019. A alta foi puxada pelas vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (29,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (18,7%).

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com apuração do Instituto Mauro Borges (IMB). O levantamento também mostra que o nível de atividade do comércio goiano, medido pelo índice com ajuste sazonal, atingiu o seu maior patamar desde abril de 2015.

No acumulado no ano a alta foi de 5,4%, com destaque para as vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (18%) e hipermercados e supermercados (12,6%). O acumulado nos últimos 12 meses registrou crescimento de 1,4%, puxado também pela alta nas vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (12,2%).

“O crescimento do comércio em Goiás contribui com o desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Como em qualquer região, o comércio desempenha um papel fundamental na geração de emprego e renda para as famílias”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

O diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo, salienta que os dados da pesquisa confirmam o constante crescimento do estado. “Atingimos em fevereiro o maior nível de atividade do comércio, com ajuste sazonal, desde 2015. Os avanços no setor são notáveis, e todos esses resultados contribuem com o desenvolvimento da nossa economia”, conclui.

Nacional

O comércio brasileiro registrou alta de 8,2% no mês de fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado no ano e acumulado em 12 meses, o crescimento foi, respectivamente, de 6,1% e 2,3%.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo de Goiás publica decreto que beneficia energia verde e biogás

O Governo de Goiás publicou, na última terça-feira (18/11), no Diário Oficial do Estado, o decreto nº 10.579, assinado pelo governador Ronaldo Caiado, que concede o diferimento do ICMS na compra de equipamentos destinados à geração e transmissão de energia solar, eólica e biogás.

O benefício, válido para operações interestaduais e importações, está previsto na Política Estadual de Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar e no Convênio ICMS nº 109/14 (Confaz), permitindo a prorrogação do pagamento do imposto.

O objetivo da medida é atrair para Goiás a instalação de usinas que utilizem essas fontes de energia.

O benefício também abrange a importação de máquinas, equipamentos e materiais, sem similar nacional, destinados à captação, geração e transmissão de energia no Estado.

O decreto altera o Anexo IX do RCTE, incluindo no Capítulo V uma seção sobre o diferimento. Com essa mudança, o ICMS diferido deverá ser pago com juros no momento da desincorporação dos bens do ativo imobilizado ou, no máximo, até 31 de dezembro de 2032, prazo final dos benefícios fiscais definidos no projeto

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos