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Comércio online tem 729 reclamações, diz Procon Goiás

Com o intuito de diminuir a incidência desse tipo de problema com as compras feitas pela internet, o Procon Goiás elaborou uma cartilha específica sobre o assunto com várias orientações

O Procon Goiás teve registro de 729 reclamações de consumidores relacionadas a problemas com o comércio online do início do ano até o inicio de abril. Desse total, cerca de 247 atendimentos, estão relacionadas a não entrega ou demora na entrega do produto. Também foram registrados 87 casos decorrentes da rescisão ou alteração unilateral do contrato. Em terceiro lugar, ficaram as reclamações por produtos que apresentaram vícios, 70 casos.

Com o intuito de diminuir a incidência desse tipo de problema com as compras feitas pela internet, o Procon Goiás elaborou uma cartilha específica sobre o assunto com várias orientações, entre as quais estão dicas de segurança eletrônica e algumas precauções que o consumidor deve tomar ao acessar os sites de compras. Uma delas é certificar-se anteriormente se há histórico de reclamações, do referido site no qual se pretende efetuar a compra, na própria internet, em sites destinados a este fim.

Por meio da Cartilha os consumidores também podem saber sobre o direito a desistência da compra, previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC). O cancelamento pode ocorrer no prazo de até sete dias, com o devido reembolso. Se apesar de todos os cuidados tomados na hora da compra o consumidor ainda tiver problemas, ele poderá registrar uma reclamação pessoalmente no Procon Goiás.

Atendimento

No ato do atendimento no Procon, que pode ser feito de forma presencial ou virtual, o consumidor precisa ter à mão os documentos pessoais, além dos demais comprovantes da realização da compra, como capturas de tela de todas as etapas da compra, e-mails trocados com o fornecedor, comprovantes de pagamento e, em caso de compra coletiva, o cupom de desconto.

O Procon Goiás está situado na Rua 8, nº 242, Ed. Torres, Centro de Goiânia. O atendimento também pode ser feito em qualquer agência do Vapt Vupt ou pela plataforma eletrônica Procon Web . Por meio do Procon Web, após um breve cadastro, o consumidor poderá fazer reclamações e denúncias, solicitar bloqueio de telemarketing, realizar cálculos e até mesmo tirar dúvidas sobre relações de consumo.