A intenção do concurso é valorizar a cultura gastronômica de boteco
A partir desta sexta-feira (13) até o dia 13 de maio será realizado a 11ª edição do Comida di Boteco em Goiás. No total são 41 participações entre os botecos de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Neste ano, a novidade é que o tema criativo para o desenvolvimento do pestico é livre, o preço também será mantido em R$25,90 e unificado para todo o país, que já está em sua 19ª edição nacional.
A proposta do concurso é a de transformar vidas por meio da cozinha de raiz e estimular os pequenos estabelecimentos às novas criações, desempenhando dessa forma, um papel de fomento à cultura gastronômica de boteco, já são 19 anos de histórias de um evento que mobiliza milhões de pessoas pelo Brasil. O boteco vencedor de Goiás será conhecido na festa Saideira que está prevista para acontecer no início de junho, em Goiânia. O campeão ainda participará da etapa nacional que vai eleger o melhor boteco do Brasil, entre todos os ganhadores dos Estados participantes.
Dinâmica do concurso
O Comida di Buteco não é festival, mas sim um concurso! Na primeira etapa, em cada uma das cidades, os botecos pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição, sendo tema livre na edição deste ano. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o ‘MELHOR BOTECO DO BRASIL’, que será conhecido e premiado no mês de julho.