Comida di Buteco 2025: Bares do Vale do Aço surpreendem com criatividade! Veja as fotos

comida-di-buteco-20253A-bares-do-vale-do-aco-surpreendem-com-criatividade-veja-as-fotos

Comida di Buteco 2025: bares do Vale do Aço apostam na criatividade; veja fotos

Aparelho de rádio e cenário de aniversário foram explorados por alguns dos 17 estabelecimentos participantes do concurso gastronômico, que começa nesta sexta-feira (11,) em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.

A criatividade na apresentação dos pratos foi uma das apostas dos 17 bares participantes do Vale do Aço no Comida di Buteco 2025, que começa nesta sexta-feira (11). Nesta edição comemorativa de 25 anos do concurso gastronômico, o aniversário e o rádio foram lembrados (veja todos os pratos na galeria abaixo).

O tema deste ano é “Paixão pelo Buteco”, homenageando a tradição e a importância dos botecos na cultura brasileira. Nesta edição especial, o concurso não impôs um tema fixo para a criação dos petiscos que tem o preço fixo de R$ 35.

O aparelho de rádio foi lembrado na decoração de alguns pratos fazendo referência à origem da disputa entre os bares, em 2000, na Rádio Geraes de Belo Horizonte. Foi o caso do Bar Galpão, oito vezes campeão do concurso no Vale do Aço.

Diário do Estado Como Funciona o Comida di Buteco?

– Cada boteco cria um petisco exclusivo com preço fixo (R$ 35 em 2025).
– Os pratos são vendidos nos próprios bares, durante o período do concurso.
– Os apreciadores de uma boa culinária raiz estão convidados a prestigiar o concurso e ajudar a eleger o melhor boteco do Vale do Aço.
– Na hora da votação, o público avalia quatro critérios: sabor do petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene do local.
– O voto do público representa 50% da nota total; os outros 50% vêm de jurados especializados
– O mais votado da cidade vira campeão local e concorre ao título de Melhor Boteco do Brasil.

– Quem vota? O público que visita os botecos participantes e jurados convidados (formados por especialistas em gastronomia, jornalistas, chefs, entre outros).
– Como votar? Ao consumir o prato no boteco, o cliente recebe uma cédula física ou QR Code para registrar sua nota. Algumas cidades também permitem votação digital no site oficial.
– Resultado: A média ponderada das notas define o campeão de cada região. Depois, os vencedores locais disputam o título de Melhor Boteco do Brasil.

Diário do Estado – Confira os pratos dos 17 bares participantes em Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso:

Pop’s Bar (Santana do Paraíso): “Pop’s Geraes” – Bolinho de feijão-tropeiro com torresmo e cobertura de chutney de manga

Open Bar (Ipatinga)

Nunes Bar (Ipatinga)

Cultura e Malte (Ipatinga)

Crif Steak Beer (Ipatinga)

Caladinho Bar (Ipatinga)

Butiquim (Ipatinga)

Box 70 Lounge Bar (Ipatinga)

Bar Galpão (Ipatinga)

Bar do Paulinho (Timóteo)

Bar do Macário (Ipatinga)

Arrojado’s Bar (Ipatinga)

Wave House (Ipatinga)

Tobas Bar (Ipatinga)

Timonel (Ipatinga)

Recanto da Picanha (Ipatinga)

Tô na Praça (Timóteo)

Diário do Estado – Para conferir os endereços dos bares participantes, acesse o site. Siga o canal do Diário do Estado no WhatsApp para ficar por dentro de todas as atualizações e novidades.

Vídeos da região do Vale do Aço e leste de Minas Gerais: confira a playlist com 50 vídeos sobre a cultura e gastronomia local.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp