Comissão Europeia proíbe funcionários de utilizarem TikTok

Após ser associado a mais 1,6 crimes cibernéticos, TikTok é proibido no Nepal

Os funcionários do órgão executivo da União Europeia receberam uma notificação via e-mail, para desinstalarem o TikTok o mais rápido possível, na manhã desta quinta-feira, 23. Segundo o departamento de tecnologia da informação da Comissão Europeia alegou considerações de cibersegurança.

O departamento pediu que todos os trabalhadores do quadro pessoal desinstalem o aplicativo até o dia 15 de março deste ano, dos telefones de serviço. Em seguida à iniciativa da Comissão, o Conselho da União Europeia anunciou que também banirá dos telefones de serviço o app de compartilhamento de vídeos.

Vale ressaltar que em novembro de 2022, o TikTok admitiu que é possível acessar dados pessoais de usuários em todo o mundo a partir da sede na China. Logo após, foi forçado a reconhecer que funcionários da ByteDance acessaram dados da plataforma de vídeo para rastrear jornalistas, com o fim de identificar fontes e vazamentos e dados para a imprensa.

O aplicativo já está banido de dispositivos do governo federal dos Estados Unidos por suspeita de que as autoridades da China tenham acesso aos dados coletados pela rede social. A Comissão Europeia assegura não ter havido qualquer pressão por parte de Washington para sua decisão de solicitar a desinstalação do app dos celulares corporativos.

TikTok

Propriedade da empresa chinesa ByteDance, o TikTok é uma plataforma de mídia social que permite aos usuários criar e compartilhar vídeos de curta duração em geral, de 15 a 60 segundos.

 

 

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp