Comissão não identifica crime em déficit na Câmara de Montes Claros: relatório e recomendações para gestão transparente e eficiente

Comissão que apura déficit nas contas da Câmara de Montes Claros conclui que não houve crime por parte dos envolvidos e nem danos ao patrimônio público

A Comissão Legislativa de Inquérito que investigou o déficit de mais de R$ 2 milhões na Câmara de Montes Claros concluiu que não foram encontrados indícios de crime por parte dos envolvidos, tampouco danos ao patrimônio público. O relatório produzido por esta comissão composta por Daniel Dias (PCdoB), Marlus do Independência (PSD) e Marcos Nem (PODE) foi apresentado na reunião desta quinta-feira (19).

Durante o processo de apuração, foram ouvidas testemunhas e requeridos diversos documentos a fim de esclarecer as discrepâncias orçamentárias. Foi constatado que as diferenças mensais decorreram da falta de controle adequado, onde algumas despesas não eram incluídas na contabilidade de gastos e não havia acompanhamento efetivo da arrecadação e despesa pela Controladoria Interna.

O relatório também detalhou que o orçamento da Câmara era dividido em 70% para gastos com pessoal e 30% para outras despesas. Apontou ainda uma falha relevante em relação às despesas patronais, que eram pagas, mas não eram registradas nos controles contábeis e de recursos humanos.

Diante das irregularidades detectadas, o Setor Financeiro tomou medidas para evitar que a Casa ultrapassasse os limites legais de gastos durante o exercício financeiro. Os agentes políticos foram informados sobre a situação em 1 de novembro pelos Setores Financeiro e de Recursos Humanos. A CLI recomendou diversas ações para melhorar a gestão financeira e contábil da Câmara, visando evitar futuros déficits.

As medidas recomendadas incluem a criação de uma conta específica para os restos a pagar, aprimoramento do relatório mensal do controle interno, apresentação de relatórios quadrimestrais, disponibilização desses relatórios para todos os vereadores, centralização da parte financeira pela Controladoria Interna, reavaliação das despesas para o exercício 2025 e apresentação do planejamento de receitas e despesas para a Mesa Diretora.

Após a apresentação do relatório e das recomendações da CLI, espera-se que a Câmara de Montes Claros adote as medidas propostas para promover uma gestão mais transparente e eficiente, garantindo o correto emprego dos recursos públicos. Essa iniciativa visa assegurar a sustentabilidade financeira e a regularidade das contas do órgão legislativo municipal.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Motorista cochila ao volante e veículo capota na MG-050 em Divinópolis: condutor é socorrido. Acompanhe as últimas notícias do Diário do Estado!

Motorista cochila ao volante e carro capota na MG-050, em Divinópolis

Segundo o Diário do Estado, o acidente aconteceu no km 130 da rodovia. Corpo de Bombeiros e Samu foram acionados e prestaram atendimento ao condutor do veículo; ele foi levado para atendimento médico.

Um motorista de 33 anos ficou ferido após cochilar ao volante e o veículo capotar no km 130 da MG-050, em Divinópolis, na manhã desta quarta-feira (25). O veículo foi parar fora da pista. As informações foram divulgadas pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

Equipe do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e prestaram atendimento ao motorista. Ele, que apresentava suspeita de fratura e escoriações, foi levado para unidade hospitalar.

Ainda conforme o Diário do Estado, durante o registro do acidente, foi constatado que o condutor do carro não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e nem Permissão para Dirigir (PPD). No entanto, como ele ficou hospitalizado, não foi possível realizar a prisão, informou a polícia.

O veículo foi removido por falta de um responsável no local.

Não deixe de seguir o Diário do Estado no Instagram, Facebook e X para ficar por dentro de mais notícias da região Centro-Oeste de Minas.

Se você quer saber mais sobre a região Centro-Oeste de Minas, confira os 50 vídeos disponíveis sobre o assunto.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp