Comitê de Enfrentamento a Covid de Aparecida afirma que escalonamento é semelhante ao modelo 14 por 14 dias

Nesta terça-feira, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid em Aparecida de Goiânia publicou nota esclarecendo que o modelo do escalonamento regional intermitente é semelhante ao modelo 14 por 14 dias, já que se for considerar um ciclo de 28 dias, cada macrozona também serão fechadas por 14 dias. Além disso, foi acrescentado que algumas atividades não essenciais seguem suspensas, mesmo com o escalonamento.

“O escalonamento regional praticamente suspende tudo entre segunda e sexta-feira – até supermercados e postos de combustíveis. As exceções ao escalonamento são mínimas e todos devem seguir o rigoroso protocolo de segurança sanitária”, afirma a nota. 

O nível de restrições é realizado pela Matriz de Risco. São quatro estágios de risco: estável (verde), moderado (amarelo), alto (laranja) e altíssimo (vermelho). O município atualmente está no estágio de risco alto – laranja. 

O Comitê Prevenção e Enfrentamento a Covid em Aparecida declarou que o isolamento social intermitente faz parte dos esforços da Secretaria de Saúde de Aparecida para conter a doença. 

Ainda foi declarado, por meio de nota, que a fiscalização, previsibilidade e adesão da população são indicadores da aprovação do isolamento social intermitente por escalonamento regional. 

FOTO: WIGOR VIEIRA

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp