Como ajudar o seu cão com medo de fogos de artifício durante as festas de fim de ano

Cão com medo de fogos de artifício? Saiba como ajudar o seu bichinho

Por conta da sua sensibilidade auditiva maior, muitas vezes o seu cão vai ter medo dos fogos de artifício; entenda como acalmá-lo um pouco

O fim de ano está vindo aí e é hora de curtir muito com as festas desse período.
Porém, mesmo que esses momentos sejam legais, podem não ser tão bons para o seu cãozinho, sabia? Afinal, esses animais têm uma sensibilidade auditiva maior DE, podendo ficar estressados ou com medo em situações de gritaria e que envolvam fogos de artifício.

“Os fogos de artifício e gritos podem promover respostas comportamentais características de estresse, como latidos estridentes, agressividade, busca por esconderijo, fazer as necessidades fisiológicas fora do lugar apropriado e até mesmo se machucar ao tentar escapar daquele som”, explica a veterinária Mariana Raposo.

Por isso, é muito importante saber como ajudar o seu cão a se acalmar quando ele estiver com medo.

Medidas para ajudar o cãozinho

Algumas dicas para auxiliar o pet a passar por momentos barulhentos previsíveis, como as festas de Natal e Ano-Novo, podem ser simples.

Por exemplo:
Manter o pet em um local silencioso e em que ele esteja seguro, como um cômodo isolado dentro da casa, para abafar o ruído exterior;
Intensificar as brincadeiras com os cães nos momentos de maior barulho para que eles permaneçam distraídos.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Acesse a coluna do DE.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ciclista de 53 anos é atropelado e morre no Gama, DF: detalhes e investigação em andamento

Ciclista de 53 anos é atropelado e morto por carro no DE

Um ciclista de 53 anos morreu após ser atropelado por carro durante a tarde desta quarta-feira (25/12) na Avenida Contorno, no Gama. O homem, que sofreu traumatismo crânioencefálico grave e uma parada cardiorrespiratória, passou por uma tentativa de reanimação por aproximadamente uma hora, mas não sobreviveu.

De acordo com as informações preliminares da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o motorista do automóvel não apresentava sinais de embriaguez e estava em bom estado de saúde no momento do ocorrido. Apesar disso, o impacto foi fatal para o ciclista.

Equipes da PMDF e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local para prestar os atendimentos iniciais e isolar a área. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também atendeu a ocorrência.

A Polícia Civil do DF (PCDF) foi acionada para a perícia no local. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas pela perícia, que busca esclarecer as circunstâncias que levaram à colisão.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do DE DF no Instagram. Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do DE DF.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp