Sono, calma e hobbies: saiba como diminuir estresse e ansiedade antes dos vestibulares
Orientador diz que preparação exige ciclo de estudos adequado, atividades físicas e até mesmo exposição ao Sol. ‘Não adianta estudar o ano todo e chegar cansado para prova’, ressalta estudante.
A chegada dos principais vestibulares do país, como a Unesp, e também do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costuma ser momento de verdadeira apreensão para os estudantes.
A escolha da carreira profissional, bem como a carga de estudos e a pressão pela aprovação, também são fatores que podem aumentar o estresse e a ansiedade entre os estudantes nesta reta final de preparação.
O cronograma dos principais vestibulares do país é inaugurado em 26 de outubro, com a 1ª fase da Unicamp.
Para ajudar você a realizar os últimos ajustes nessa preparação, o DE [https://1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/] conversou com Alfredo Terra Neto, orientador do cursinho pré-vestibular “Oficina do Estudante”, de Campinas (SP) [https://1.globo.com/sp/campinas-regiao/cidade/campinas/].
Veja aspectos em destaque:
1. Intervalo e ciclo de estudos
2. Atenção ao corpo
3. Sol também é aliado
O orientador lembra que sentir a pressão do vestibular é algo mais do que natural. De acordo com ele, não é esse fator que, necessariamente, levará o estudante a um mau resultado.
Dessa forma, é importante realizar pausas entre os estudos para controlar a adrenalina.
Alfredo recomenda, ainda, os vestibulandos a organizarem uma rotina de estudos que possua ciclos de 50 minutos a uma hora, intercalando com descansos e atividades físicas.
Entre uma disciplina e outra, a recomendação é que o estudante faça exercícios físicos ou qualquer outra atividade que lhe dê prazer, como hobbies.
Outra dica fundamental é ficar atento aos sinais de estresse que o próprio corpo revela. Segundo o orientador, os sintomas mais comuns são insônia, perda de cabelo, alterações na pele, gastrites e mau hálito.
Até mesmo a exposição ao Sol pode contribuir nessa preparação.