Saiba como emitir segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito pela internet
Certidões podem ser emitidas pela internet com um custo que varia de acordo com a modalidade de entrega. O DE fez um passo a passo de como o cidadão pode fazer a solicitação. Confira.
A perda de um documento pode provocar transtornos e prejuízos principalmente em situações em eles são usados para a resolução de burocracias. Para evitar isso, é possível obter as segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito por meio da internet.
A primeira via de um documento é gratuita, entretanto, a segunda via tem um custo de emissão. A solicitação pode ser feita pelo site do Registro Civil, sem a necessidade de comparecer ao cartório de registro. O processo pode ser realizado de forma simples, rápida e segura.
O DE REUNIU, ABAIXO, O PASSO A PASSO PARA SOLICITAR O SERVIÇO:
1️⃣ Ao acessar o site www.registrocivil.org.br, o cidadão precisa buscar qual serviço deseja emitir a segunda via do documento. São emitidas certidões de nascimento, casamento e óbito.
2️⃣ Ao escolher o serviço, o cidadão tem três opções para acessar o sistema: por meio do Gov.br, via cadastro na própria plataforma ou certificado digital ICP Brasil.
⚠️ IMPORTANTE: Para ter acesso a segunda via, é necessário ter em mãos os dados do registro que são o livro, a folha e o termo. Essas informações estão presentes na certidão.
3️⃣ Será gerado um boleto de pagamento com o valor da taxa referente ao pedido de segunda via. Os valores podem variar de acordo com o serviço e uma pequena taxa pode ser adicionada de acordo com a modalidade de pagamento escolhida.
➜ Para receber, por exemplo, o documento no balcão do cartório ele pode ter um valor inicial de R$ 50,95. Já pela plataforma, ele inicia em R$ 78,14 e já para quem deseja em casa, pode chegar a R$ 102.
4️⃣ E ao completar o processo, o solicitante pode escolher se quer receber o documento digital, comparecer ao cartório escolhido para receber ou pelos Correios.