Press "Enter" to skip to content

Como os lockdowns estão voltando com tudo no Natal e Ano Novo

Última atualização 20/12/2020 | 13:37

A Inglaterra chega agora no seu nível máximo de restrições durante a pandemia. O que até agora havia atingido o nível 3, subiu para o 4º estágio. O novo confinamento deve afetar 20 milhões de pessoas e a decisão do governo está prevista para perdurar pelo menos até a vacinação “generalizada”.

Neste domingo, 20, o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, justificou o novo lockdown de Londres e de parte da Inglaterra com a nova cepa do coronavírus, que ele descreveu como “fora de controle”.

“Devemos retomar o controle, e a única forma de fazer isso, restringir os contatos sociais”, declarou para a Sky News. “Teremos que lidar com isso durante os próximos dois meses”, admitiu. Depois do anúncio da Inglaterra, feito pelo primeiro primeiro ministro Boris Johnson, outros países da Europa também anunciaram novos decretos de lockdowns.

A Suíça decretou o fechamento de locais como shoppings e restaurantes por um mês. Na Alemanha, apenas os serviços essenciais podem funcionar. Já a França vive sob toque de recolher, em que todos devem ir para suas casas até as 20h. Áustria e Suécia também fecharam estabelecimentos comerciais.

Na Itália, o governo impôs quarentena total no Natal e no Ano Novo. Todos os bares e restaurantes estarão fechados, e as pessoas só podem sair de casa para visitar amigos nas vésperas de feriado, como em 24 de dezembro. Detalhe: uma visita por dia, em região próxima, com limite de duas pessoas e até as 22h da noite.

Católicos tradicionais, os italianos deverão presentar certificação de deslocamento para participarem das missas no Natal, para provarem que as igrejas estão próximas de onde vivem. Que fim de ano!