Como salvar bebês engasgados: orientações dos bombeiros em Uberlândia

Bombeiros orientam mãe por telefone e ajudam a salvar bebê engasgado em Uberlândia

Criança havia ficado cianótica, ou seja, com coloração azulada ou acinzentada, após tomar um remédio. Aprenda a fazer a Manobra de Heimlich em casos de engasgos.

Médica, enfermeira e bombeiro com a família do bebê em Uberlândia – Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O Corpo de Bombeiros atuou, na noite de sexta-feira (6), no salvamento de um bebê que havia se engasgado com um medicamento, no Bairro Roosevelt, em Uberlândia.

Segundo a corporação, a mãe ligou para o 193 informando que a criança havia ficado cianótica, ou seja, com coloração azulada ou acinzentada, após tomar o remédio. Ela recebeu orientações, ainda por telefone, sobre manobras para o desengasgo enquanto a equipe se deslocava para o atendimento.

Ao chegarem no local, perceberam que a bebê já não estava mais engasgada, pois a mulher conseguiu limpar a boca e o nariz da criança. A vítima foi reavaliada pela equipe médica, que constatou quadro de melhora, com sinais vitais fortes e reativos.

Os familiares foram orientados quanto às manobras de resgate de uso doméstico, segurança no lar e cuidados em geral.

COMO FAZER A MANOBRA DE HEIMLICH EM CASOS DE ENGASGOS COM BEBÊS?

Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).

Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho. Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.

Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos. Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp