Press "Enter" to skip to content

Como se proteger morando com alguém infectado pela COVID-19?

Pacientes infectados pelo novo coronavírus precisam seguir algumas recomendações para não transmitirem o vírus. Morar com alguém que esteja com suspeita ou contaminado, exige alguns cuidados essenciais. Para além do não compartilhamento de objetos e desinfecção de áreas comuns, separamos medidas importantes.

Quando o local não tem mais de um quarto e mais de um banheiro, a recomendação é deixar o quarto para a pessoa suspeita e, quem não apresenta sintomas, deve dormir na sala, por exemplo.

O cômodo com o paciente isolado deve ficar todo o tempo com a porta fechada.
Mas é necessário manter a janela aberta para ter ventilação e entrada de luz solar.

A pessoa infectada ou com suspeita de infecção tem de trocar a própria roupa de cama. Se houver secreções na roupa de cama, ela deve embalar em um saco plástico antes de levar à máquina de lavar ou ao tanque.

A distância de 2 metros precisa ser seguida. Em casos onde o local possui apenas um cômodo, não se pode compartilhar o mesmo sofá, colchão ou cadeiras.

Para cada cômodo, exigências específicas. Veja só.

COZINHA – Se contaminado, cozinhe sempre de máscara. Não compartilhe, copos, talheres e pratos.

QUARTOS – Mantenha janelas abertas para circulação de ar e entrada da luz solar. A própria pessoa deve trocar sua roupa de cama. Separe resíduos em lixeiras diferentes. Mantenha a porta fechada e limpe as maçanetas.

BANHEIRO – Não compartilhe toalhas de corpo e rosto. Dê preferência a sabonetes líquidos. Após o uso do banheiro, desinfete todas as superfícies como vaso, torneiras, descarga, pia, etc.

SALA – Moradores podem ficar na sala e contagiados isolados no quarto. Limpe os móveis com álcool 70 ou água sanitária. Mantenha distância de pelo menos 2 metros de distância.

Resultado de imagem para como lavar as mãos corretamente covid 19

 

Nos ambientes compartilhados, a pessoa infectada precisa estar o tempo todo com máscara. A recomendação é que pessoas infectadas nunca passem o dia inteiro no mesmo cômodo em que ficam as não infectadas. A comunicação também deve ser feita por meios indiretoscomo o telefone.

De resto, as recomendações que já estamos acostumados: Lavar sempre as mãos esfregando também as partes internas, evitar encostar nos olhos, boca e nariz sem estar com as mãos higienizadas, uso do álcool 70, não cumprimente pessoas com abraços, beijos, apertos de mão, evite aglomerações e em caso de suspeitas, não saia de casa.