Press "Enter" to skip to content

Como vai funcionar aplicativo para bloquear celulares roubados

Última atualização 19/12/2023 | 16:48

Combater roubos e furtos de celulares em todo o país, permitindo o bloqueio rápido dos dispositivos com apenas um toque. Como este objetivo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta terça-feira, 19, o aplicativo Celular Seguro, disponível para Android e iPhone (iOS). O evento de lançamento ocorreu no Palácio da Justiça, em Brasília.

Em parceria com instituições financeiras, ABR Telecom e Anatel, a ferramenta oferece a capacidade de bloquear não apenas o aparelho, mas também a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos toques. É uma forma de proporcionar uma resposta ágil em casos de roubo ou furto, num um momento de grande aflição para o usuário.

Além da versão para dispositivos móveis, o serviço estará disponível na web, com login feito pela conta do gov.br. Os usuários podem indicar contatos de confiança capazes de realizar bloqueios em situações de emergência.

O secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional, Ricardo Cappelli, destacou que a iniciativa faz parte das estratégias do Governo para enfrentar desafios de segurança pública, mencionando a importância de agir com inteligência e planejamento utilizando as melhores ferramentas tecnológicas.

Como funciona

O aplicativo, que inicialmente requer um cadastro simplificado, coleta dados como nome, número de telefone, número de série e marca/modelo do dispositivo.

A Anatel coordenará as operadoras de telefonia, enquanto a ABR Telecom validará os pedidos de bloqueio para envio às prestadoras parceiras. Instituições financeiras também adotarão medidas específicas para suspensão temporária de serviços ou bloqueio de contas.

É fundamental ressaltar que o bloqueio pelo aplicativo não dispensa a necessidade de a vítima registrar um Boletim de Ocorrência após roubos ou furtos. O Celular Seguro já está disponível para download na Google Play Store e App Store.