Companheiro de Flordelis é barrado no presídio de Bangú

O companheiro da ex-deputada Flordelis, o produtor de artistas gospel, Allan Soares, de 25 anos, foi barrado pela Secretária de Administração Penitenciária (Seap), ao tentar visitar a ex-deputada federal. A advogada da ex-parlamentar, afirmou que Flordelis dos Santos Souza, 60 anos, está abatida.

“Muito injusto não deixá-lo entrar, pois ele tem uma união estável com ela. Em outros presídios, companheiros entram livremente”, protestou a advogada Janira Rocha, que esteve com Flordelis na última sexta-feira (17). O companheiro de Flordelis foi apresentado à família da pastora em fevereiro no aniversário de 60 anos da ex-deputada.

Flordelis está presa desde 13 de agosto, ela é acusada pelo Ministério Público de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em 2019. Flordelis alega inocência, mas por ordem da justiça ela vai para o banco dos réus na 3° Vara Criminal de Niterói com mais nove acusados e será submetida a júri popular.

Segundo a advogada da ex-parlamentar, desde a prisão de Flordelis, três pedidos de visita foram negados e outros cinco estão sob análise pela secretária. “Me parece que a mãe e a irmã também iriam tentar fazer a carteira. Nem todos poderiam fazer, pois os custos para ir lá são altos, e a família está com bastante dificuldade financeira”, explicou a defensora da pastora.

A advogada de Flordelis, sustenta que a pastora, que alega ter mais de 50 filhos, não está desamparada. “Os filhos vão lá duas vezes por semana levar a custódia, mas estão proibidos de visitá-la”, pontuou.

Flordelis responde pelo homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, emprego de meio cruel e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada. Segundo as investigações, o pastor Anderson do Carmo foi emboscado quando chegava em casa no bairro do Badu, em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Anderson do Carmo foi atingido por mais de 30 tiros.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp