Jornal Diário do Estado

Companhia aérea da Finlândia anuncia que agora pesará passageiros

Finnair afirma que a mudança, que será feita de forma voluntária até maio, visa melhorar os cálculos de equilíbrio que aumentarão a segurança do voo

A principal companhia aérea da Finlândia anunciou que irá pesar os passageiros com bagagem de mão para melhor estimar o peso do avião antes da decolagem. A Finnair disse que a mudança, que será feita de forma voluntária até maio, visa melhorar os cálculos de equilíbrio que aumentarão a segurança do voo. A medida da Finnair vale para todos os voos que partem de Helsinque (Finlândia).

“A Finnair coletará dados pesando os clientes voluntários e sua bagagem de mão no portão de embarque. A pesagem é voluntária e anônima, e os dados serão usados ​​apenas para otimizar os atuais cálculos de equilíbrio das aeronaves da Finnair.” segundo comunicado da empresa.

Satu Munnukka, chefe dos processos terrestres da Finnair afirmou que a companhia aérea não pedirá o nome ou número de reserva dos passageiros que se voluntariaram para serem pesados.

“Até agora, mais de 500 clientes voluntários participaram da pesagem”, disse a porta-voz da companhia, Kaisa Tikkanen ao Daily Mail.

As companhias aéreas podem usar pesos médios fornecidos pelas autoridades aeronáuticas – estimados em 88 kg – ou coletar seus próprios dados. A Finnair adotou a segunda opção.”Apenas o agente de atendimento ao cliente que trabalha no ponto de medição pode ver o peso total, para que você possa participar do estudo com tranquilidade”, disse Satu

Nas redes sociais muitos internautas se disseram “horrorizados” com o anúncio, que argumentam que causará constrangimento aos passageiros com excesso de peso, descrevendo o plano como “cruel”.

Uma usuária afirmou que ela não viajaria pela Finnair, “não vou ser envergonhada por uma maldita companhia aérea”.

“A Finnair vai começar a pesar seus passageiros? Eu li isso corretamente? Estou totalmente chocado! E enojado”, postou outro internauta.

Em entrevista ao “Huffington Post” a companhia disse que os passageiros subiram numa balança com todas as roupas e bagagem de mão para obter uma leitura combinada. Não é apenas o peso corporal que interessa à Finnair, mas o pacote completo. O diretor de comunicações, Päivyt Tallqvist, declarou que os finlandeses tendem a trazer muito mais peso para o avião nos meses mais frios, pois vêm preparados com casacos grossos e pesados.