Comparação falsa entre discursos de Lula e Bolsonaro em inglês é desmascarada pelo Fato ou Fake: vídeo adulterado!

comparacao-falsa-entre-discursos-de-lula-e-bolsonaro-em-ingles-e-desmascarada-pelo-fato-ou-fake3A-video-adulterado

Circula nas redes sociais um vídeo que compara uma suposta fala em inglês de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o discurso no qual Jair Bolsonaro (PL) cita “popcorn and ice cream sellers” (vendedores de pipoca e sorvete), durante o ato pela anistia dos envolvidos no 8 de Janeiro, em São Paulo, no domingo (6). É #FAKE. O vídeo adulterou a declaração original do petista, feita durante um debate em 2022. Uma ferramenta que detecta o uso de inteligência artificial em vídeos e fotos indicou que há 93,2% de chances de o material ter sido produzido artificialmente.

No primeiro trecho apresentado no vídeo, o presidente Lula é mostrado em um debate, afirmando, em inglês, a irresponsabilidade de quem o chamou de presidiário. Uma legenda ao lado diz: “Presidente analfabeto.” O segundo trecho exibe Bolsonaro durante um ato na Avenida Paulista, declarando algo em inglês relacionado a vendedores de pipoca e sorvete sendo condenados por uma tentativa de golpe de Estado no Brasil. Na legenda à esquerda, está escrito: “Presidente estudado.”

A manipulação do conteúdo com a utilização de inteligência artificial foi identificada pelo Fato ou Fake. No vídeo original de Lula, as afirmações foram feitas em português, não em inglês. Por outro lado, o trecho em que Bolsonaro aparece falando em inglês é legítimo. A ferramenta Hive Moderation, usada para detectar o uso de IA em arquivos multimídia, apontou que o áudio teve 93,2% de chances de ter sido produzido artificialmente.

A publicação mentirosa utilizou um trecho do debate do 1° turno das eleições presidenciais de 2022. Para encontrar a gravação original, o Fato ou Fake realizou uma busca reversa por um frame do post enganoso no site russo Yandex. Durante um discurso em São Paulo, Bolsonaro leu a frase em inglês citando “vendedores de pipoca e sorvete” durante um ato que pedia pela anistia dos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023.

É importante estar atento a conteúdos falsos que circulam nas redes sociais e verificar as informações antes de compartilhar. O Fato ou Fake tem como objetivo desmentir notícias falsas e esclarecer a verdade por trás de vídeos, fotos e textos manipulados. Fique atento e mantenha-se informado para não cair em fake news.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp