Furto de água: Compesa recupera volume equivalente ao dobro do abastecimento de Exu
Uma operação de combate ao furto de água realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com apoio da Secretaria de Defesa Social do Estado, resultou na recuperação de 10 litros de água por segundo no município de Exu, no Sertão de Pernambuco.
A ação, que contou com vistorias em um trecho de 5 km da Adutora Luiz Gonzaga, identificou 17 ligações clandestinas e levou à prisão de três pessoas em flagrante. Antes da intervenção, Exu enfrentava um rodízio severo no abastecimento, operando com apenas 5 litros por segundo.
Com a recuperação da vazão, cerca de 8 mil habitantes foram beneficiados. O volume desviado seria suficiente para encher 10 piscinas olímpicas mensalmente, afetando diretamente a regularidade do fornecimento de água na região.
A ação foi coordenada pela gerência local da Compesa, com o suporte da Gerência de Inteligência Patrimonial da companhia e ação conjunta das polícias Militar e Civil. O furto de água é considerado um crime conforme a legislação brasileira e segue sendo alvo de fiscalizações por parte da empresa.
A Compesa reforçou seu compromisso em intensificar as medidas de combate a irregularidades em todo o estado, visando assegurar um abastecimento justo e eficiente para a população, garantindo assim a sustentabilidade do sistema.
Essa iniciativa reflete o empenho da empresa em coibir práticas ilegais que prejudicam a distribuição equitativa de água. A população de Exu e de outras cidades atendidas pela Compesa pode contar com um serviço de qualidade e com a segurança de que medidas estão sendo tomadas para coibir práticas prejudiciais ao fornecimento de água potável.