Complexo Penitenciário em SC libera 300 detentos após chuvas

Complexo penitenciário em SC libera 300 detentos do semiaberto por causa das fortes chuvas

O Complexo Penitenciário da Canhanduba, localizado em Itajaí, teve a saída temporária de 301 detentos do regime semiaberto autorizada pela Secretaria de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina. A medida visa garantir a integridade física dos internos da unidade prisional devido às intensas chuvas que atingem a região. A autorização ocorreu após a cidade de Itajaí ter sido uma das mais afetadas pelas chuvas, com prejuízos desde quinta-feira (16), quando a medida foi adotada por sete dias. No regime semiaberto, os detentos passam a noite na prisão e saem para trabalhar durante o dia.

Durante as chuvas em Itajaí, a Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora das Graças e o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS) no centro da cidade foram impactados, juntamente com um deslizamento de terra que bloqueou o Caminho de Cabeçudas e inundou várias ruas. A autorização da saída temporária dos detentos foi uma medida tomada em cumprimento a uma portaria judicial, visando assegurar a segurança e a integridade física dos internos diante das condições climáticas adversas que afetam a estrutura da unidade prisional em Itajaí.

Os estragos causados pelas chuvas no litoral de Santa Catarina têm sido significativos, com centenas de ruas alagadas e municípios decretando situação de emergência. O Complexo Prisional da Canhanduba em Itajaí foi o único a ter a saída temporária dos detentos autorizada pela Secretaria de Justiça e Reintegração Social do estado. Uma morte foi confirmada em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, devido às chuvas, que também deixaram dois feridos, 781 desabrigados e mais de 100 desalojados em diversas cidades litorâneas.

Diversas localidades de Santa Catarina estão sofrendo os impactos das fortes chuvas, com 10 municípios decretando situação de emergência, incluindo Balneário Camboriú, Camboriú, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, São José, Ilhota e Palhoça. A Defesa Civil está em alerta máximo devido aos estragos causados pelas precipitações. A saída temporária dos detentos em Itajaí faz parte das ações tomadas para mitigar os efeitos das chuvas na região.

Como parte das medidas de segurança adotadas em meio às adversidades climáticas, a Secretaria de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina tem como prioridade garantir a integridade física dos detentos do Complexo Penitenciário da Canhanduba em Itajaí. A saída temporária dos internos do regime semiaberto é um procedimento excepcional visando proteger os presos e minimizar os riscos relacionados às chuvas intensas que têm afetado o litoral catarinense. Ações como essas demonstram o comprometimento das autoridades em preservar a segurança e bem-estar da população carcerária diante de situações de emergência como essa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp