Press "Enter" to skip to content

Comprada primeira passagem comercial para a Lua

Última atualização 19/09/2018 | 16:00

Pela primeira vez, um homem compra um bilhete de embarque para a Lua. Yusaku Maezawa, empresário japonês de 42 anos, fundador das companhias de comércio eletrônico Start Today e Zozotown, tem passagem marcada para viagem tripulada privada prevista para o ano de 2023, na nave BFR da SpaceX.

Na noite desta segunda-feira (17), o empresário informou na sede da SpaceX em Los Angeles, que não viajará sozinho. Como colecionador de arte, que nos leilões do ano passado pagou 110,5 milhões de dólares por uma obra de Basquiat, teve a ideia de convidar a bordo da nave entre seis e oito destacados artistas de todo o mundo, ainda a serem escolhidos. Entre eles estrá um pintor, um escultor, um músico, um arquiteto, um diretor de cinema, um fotógrafo e um desenhista de moda. “Artistas que representem a Terra em sua viagem à Lua”, explicou.

Os artistas passaram uma semana no espaço com todos os gastos pagos, e na volta criarão uma obra inspirada pela experiência. “O que sentirão ao ver a Lua e a Terra do espaço? E o que criarão?”, perguntava-se o empresário. O projeto se chama Dear Moon (“Querida Lua”), e já conta com um site, lançado na noite de segunda.

O BFR (Big Falcon Rocket) é o novo foguete da SpaceX, a empresa de Musk que está completando 10 anos e que já mandou ao espaço uma nave que levava um carro Tesla. A nave BFR, que na noite passada foi apresentada com certo detalhamento técnico e que deverá começar a fazer testes no ano que vem, é o protótipo em que o empresário baseia seu projeto de levar a vida humana de maneira permanente a Marte, e com o qual quer chegar à Lua (sem alunissar) meio século depois da última missão Apolo.

Segundo a Forbes, Maezawa declarou amar a lua e por isso comprou todos os bilhetes disponíveis e contribuiu para financiar o sonho espacial de Musk, que prevê outras vias de faturamento, como a colocação de satélites comerciais em órbita.

Sobre a nave BFR

O BFR (Big Falcon Rocket) é o novo foguete da SpaceX, a empresa de Musk que está completando 10 anos e que já mandou ao espaço uma nave que levava um carro Tesla. A nave, que na noite passada foi apresentada com certo detalhamento técnico e que deverá começar a fazer testes no ano que vem, é o protótipo em que o empresário baseia seu projeto de levar a vida humana de maneira permanente a Marte, e com o qual quer chegar à Lua (sem alunissar) meio século depois da última missão Apolo.