A comunidade Kalunga do Tinguizal, localizada no município de Monte Alegre de Goiás, recebe nesta terça-feira (19), o programa Goiás Social. A comunidade será beneficiada com mais de 700 vagas de cursos profissionalizantes dos Colégios Tecnológicos (Cotecs), administrados pela Secretaria da Retomada.
São ofertados cursos nas áreas da agricultura, como agroecologia, doces e compotas, plantas e ervas medicinais, além de cursos em modelagem e costura, biojoias, marketing digital, empreendedorismo e informática básica. Os cursos foram selecionados de acordo com as oportunidades da região, tendo a possibilidade para abertura em novas áreas de atuação.
Os cursos ofertados são uma parceria entre o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e a Retomada, com apoio dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (COTEC), rede de ensino operacionalizada pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG), que visitaram a comunidade e analisaram as condições da localidade para sediar os cursos planejados. Pequenas reestruturações foram realizadas na rede elétrica e hidráulica da comunidade para garantir a oferta. Essas mudanças não alteraram a base estrutural da localidade, preservando as estruturas erguidas pelos Kalungas de Tinguizal ao longo dos anos.
Diretora do desenvolvimento e avaliação do CETT/UFG, Alethéia Cruz, foi uma das visitantes e destacou a ligação dos Kalunga do Tinguizal e das Tuyas com o seu território como algo capaz de fortalecer a atuação do grupo e gerar novas oportunidades de atuação e renda, sem enfraquecer a sua cultura.
“A beleza de tudo é perceber a força que essas mulheres têm em dizer ‘Queremos estar aqui, não queremos ser expulsas, queremos usufruir da nossa terra, explorá-la de forma diferente. Nós queremos ter outras opções para geração de renda e trabalho’”, descreve a diretora.
A comunidade Kalunga do Tinguizal foi uma das que sofreu com as enchentes que assolaram a região nordeste do Estado em dezembro de 2021 e agora luta por novas oportunidades de atuação e geração de renda, um objetivo que condiz com a atuação do programa Goiás Social. Gerenciado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o programa foi lançado em junho de 2021 e, desde então, realiza ações para a superação de carências sociais em diferentes municípios do Estado.