Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás terá regência da italiana Gianna

Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás terá regência da italiana Gianna Fratta

Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) sobe ao palco do Teatro Goiânia, nesta sexta-feira, 23, às 20 horas, para o concerto Sinfonias Surpreendentes, que terá como regente a maestra italiana Gianna Fratta. Convidada de honra da noite, a pianista renomada e regente de orquestras de diversos países vai conduzir o repertório da apresentação, que conta com obras dos compositores Haydn, Nepomuceno e Tchaikovsky.

O diretor artístico e maestro titular da Filarmônica de Goiás, Neil Thomson, explica que o concerto vai ser dividido em três obras. “A doce Serenata para Cordas, de Nepomuceno, dá início ao programa, exibindo lindas melodias e brincadeiras com ritmos brasileiros em uma escrita simples, mas contagiante”, conta.

A segunda peça é a Sinfonia nº. 88 em Sol Maior, de Haydn. O regente esclarece que ela é uma das mais conhecidas do compositor e constantemente apresentada em sinfonias. A noite termina com a grande Sinfonia nº. 5 do compositor russo Tchaikovsky, escrita em 1888.

“Essa sinfonia se mantém até hoje como a predileta de muitos amantes da música de concerto e se destaca pela criatividade e técnicas inovadoras de orquestração, que, juntamente com suas marcantes melodias, reproduzem cores e texturas irresistíveis até mesmo àqueles que se consideram iniciantes no exercício de escuta da música clássica”, assegura Neil Thomson.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett) da Universidade Federal de Goiás (UFG), desde 2021.

GIANNA FRATTA

A maestra Gianna Fratta já conduziu as mais renomadas óperas mundiais e tem regido regularmente orquestras sinfônicas com repertório de ópera, como a Orquestra Sinfônica de Macau, a Orquestra Mimesis do Maggio Musicale, a Royal Academy Orchestra de Londres e a Russian Symphony Orchestra.

A italiana ganhou os maiores prêmios mundiais nos dois segmentos artísticos nos quais atua: em 2007, foi finalista do 50º concurso de regência de Besançon (França). Em 2003, ganhou o prêmio “Batuta Rosa” em um concurso organizado pela Região de Toscana e o Musical Florentino Maio, no qual havia cinquenta maestras europeias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos