Press "Enter" to skip to content

Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás terá regência da italiana Gianna

Última atualização 23/06/2023 | 17:46

Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) sobe ao palco do Teatro Goiânia, nesta sexta-feira, 23, às 20 horas, para o concerto Sinfonias Surpreendentes, que terá como regente a maestra italiana Gianna Fratta. Convidada de honra da noite, a pianista renomada e regente de orquestras de diversos países vai conduzir o repertório da apresentação, que conta com obras dos compositores Haydn, Nepomuceno e Tchaikovsky.

O diretor artístico e maestro titular da Filarmônica de Goiás, Neil Thomson, explica que o concerto vai ser dividido em três obras. “A doce Serenata para Cordas, de Nepomuceno, dá início ao programa, exibindo lindas melodias e brincadeiras com ritmos brasileiros em uma escrita simples, mas contagiante”, conta.

A segunda peça é a Sinfonia nº. 88 em Sol Maior, de Haydn. O regente esclarece que ela é uma das mais conhecidas do compositor e constantemente apresentada em sinfonias. A noite termina com a grande Sinfonia nº. 5 do compositor russo Tchaikovsky, escrita em 1888.

“Essa sinfonia se mantém até hoje como a predileta de muitos amantes da música de concerto e se destaca pela criatividade e técnicas inovadoras de orquestração, que, juntamente com suas marcantes melodias, reproduzem cores e texturas irresistíveis até mesmo àqueles que se consideram iniciantes no exercício de escuta da música clássica”, assegura Neil Thomson.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett) da Universidade Federal de Goiás (UFG), desde 2021.

GIANNA FRATTA

A maestra Gianna Fratta já conduziu as mais renomadas óperas mundiais e tem regido regularmente orquestras sinfônicas com repertório de ópera, como a Orquestra Sinfônica de Macau, a Orquestra Mimesis do Maggio Musicale, a Royal Academy Orchestra de Londres e a Russian Symphony Orchestra.

A italiana ganhou os maiores prêmios mundiais nos dois segmentos artísticos nos quais atua: em 2007, foi finalista do 50º concurso de regência de Besançon (França). Em 2003, ganhou o prêmio “Batuta Rosa” em um concurso organizado pela Região de Toscana e o Musical Florentino Maio, no qual havia cinquenta maestras europeias.