Conclave que escolherá o novo papa começa nesta quarta-feira, 7; saiba detalhes

55e3ab7264f596f01f00dedac2a319ef

A contagem regressiva para o conclave que elegerá o 267º Papa está em andamento! O evento crucial acontece na quarta-feira, 7, após a morte do Papa Francisco, reunindo 133 cardeais eleitores na icônica Capela Sistina, em Roma. A votação deverá durar entre dois a três dias, conforme a média dos últimos conclaves, que raramente ultrapassaram cinco dias. Por exemplo, a eleição de Bento XVI em 2005 e de Francisco em 2013 foram concluídas em apenas dois dias.

Ritual de votação

Antes de iniciar as votações, os cardeais participam de uma missa solene denominada Pro Eligendo Romano Pontifice, na Basílica de São Pedro. Após a missa, eles dirigem-se em procissão à Capela Sistina, onde prestam um juramento de segredo e fidelidade ao processo sob pena de excomunhão. As votações são secretas, exigindo uma maioria qualificada de dois terços, ou seja, ao menos 89 votos para eleger um novo Papa.

Durante o conclave, os cardeais permanecem isolados em uma área restrita do Vaticano, sem comunicação com o mundo exterior. Um ritual simbólico importante ocorre a cada rodada de votação: a queima das cédulas, onde a fumaça preta indica que ninguém foi eleito e a fumaça branca sinaliza que um novo Papa foi escolhido. O momento de revelação é monumental, com a frase histórica “Habemus Papam”, seguida da primeira bênção do pontífice recém-eleito.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp