O Vaticano informou nesta terça-feira, 6, os horários aproximados em que a tradicional fumaça da Capela Sistina será liberada para indicar ao mundo o andamento da eleição do novo papa. O conclave começa oficialmente na quarta-feira, 7, com o isolamento dos 133 cardeais eleitores.
Segundo o porta-voz Matteo Bruni, a fumaça poderá ser vista em dois períodos do dia, sempre ao final de cada rodada de votação:
-
Pela manhã: entre 5h30 e 7h (horário de Brasília)
-
À tarde: entre 12h30 e 14h (horário de Brasília)
No primeiro dia, porém, a única liberação prevista é para depois das 14h, já que a primeira votação ocorrerá por volta das 11h30. Nos dias seguintes, os sinais visuais seguirão os horários regulares da manhã e da tarde, podendo ocorrer até quatro votações diárias — duas em cada turno.
A cor da fumaça indica o resultado da votação: branca, quando um novo papa é eleito; preta, caso não haja consenso entre os cardeais.
A expectativa no Vaticano é por uma decisão rápida, à semelhança dos conclaves mais recentes. As eleições de 2005 e 2013 foram definidas em dois dias. A média dos últimos dez conclaves é de 3,2 dias.
Entre os nomes cotados como possíveis sucessores do Papa Francisco estão o italiano Pietro Parolin e o filipino Luis Antonio Tagle, embora outros candidatos possam surgir durante as congregações gerais, momentos de discussão sobre os rumos da Igreja Católica.