Concluídas obras de revitalização de dois prédios da Praça Cívica

Secretaria da Cultura de Goiás (Secult), concluiu as obras de revitalização das fachadas dos prédios do Centro Cultural Marietta Telles Machado e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). Foram feitas reformas estruturais, conservação, higienização para a preservação do patrimônio histórico, além de reforço nos itens de segurança. As obras tiveram início em julho de 2023.

O investimento nos reparos soma R$ 3,5 milhões até o momento. O montante inclui também o Palácio das Esmeraldas, cujos trabalhos estão em andamento e devem ser finalizados em janeiro de 2025. As fissuras do prédio já foram reparadas e, atualmente, está em andamento a recuperação dos balaústres danificados do guarda-corpo da varanda frontal. A obra inclui ainda os acabamentos da parede. A tradicional cor verde permanece.

A revitalização do prédio principal da antiga Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a restauração completa do Museu Zoroastro Artiaga são outras duas obras que estão no cronograma, com previsão de início para o segundo semestre deste ano.

OBRAS DE REVITALIZAÇÃO

No Centro Cultural Marietta Telles, um ícone da arquitetura art déco da capital, prédio onde está instalada a Secult Goiás, além da troca de tacos no piso, reparos nas rachaduras, marquises, o edifício também recebeu pintura na parte externa e interna.

A parte externa do prédio, que também abriga o Museu da Imagem e do Som (MIS), três bibliotecas e o Cine Cultura, recebeu cores nos tons de branco e salmão, escolhidas a partir de estudo cromático realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Já no prédio da Seds, foram feitos reparos em fissuras, calhas, instalação de pingadeiras, reparo nos drenos dos aparelhos de ar condicionado, e pintura das janelas, portas e fachadas.

A secretária da Cultura, Yara Nunes, pontua que a revitalização dos prédios do Centro Cultural Marietta Telles e da Seds é um investimento do governo estadual na cultura, na cidadania e na qualidade de vida da população.

“E mais que isso, representa a concretização de um compromisso com a preservação do patrimônio público e a oferta de melhores serviços à comunidade”, complementa a titular.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos