Conclusão da Linha 6-Laranja do Metrô de SP prevista para outubro de 2026

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O projeto de construção do Metrô de São Paulo, especificamente a Linha 6-Laranja, está próximo de sua finalização. Com a chegada do tatuzão, máquina usada para escavações subterrâneas, à estação Brasilândia, o governador Tarcísio de Freitas, do partido Republicano, promete a entrega completa da obra até outubro de 2026. Essa data coincide com as eleições estaduais e também federais, o que torna a conclusão da Linha 6-Laranja ainda mais simbólica. A construção dessa linha teve início em 2015 e inicialmente seria concluída em 2020, porém, devido a problemas com o consórcio Move São Paulo, o projeto sofreu atrasos.

Durante a cerimônia de chegada do tatuzão à estação Brasilândia, Tarcísio de Freitas enfatizou a importância da obra. A Linha 6-Laranja tem como objetivo ligar a Zona Norte da cidade à estação São Joaquim, localizada no Centro de São Paulo. O governador anunciou que o primeiro trecho da linha será operacional em outubro de 2026, com a expectativa de que a linha esteja completamente funcional até 2027. Com uma extensão de 15km e conexões com outras quatro linhas, a Linha 6 promete facilitar o deslocamento dos paulistanos.

A Acciona, empresa espanhola responsável pelo consórcio Linha Uni, assumiu o projeto da Linha 6-Laranja após a desistência do consórcio Move São Paulo em 2018. As obras foram retomadas em 2020 e desde então estão em andamento para cumprir o novo prazo estabelecido pelo governador Tarcísio de Freitas. Conhecida como “Linha das Universidades”, por passar próximo a instituições de ensino superior como PUC-SP e FAAP, a Linha 6 promete ser uma das mais importantes obras de infraestrutura da América Latina.

A chegada do tatuzão à estação Brasilândia marca um marco importante para a construção da Linha 6-Laranja. Com investimento estimado em R$19,1 bilhões, a obra gerou mais de 10 mil empregos e representa um avanço significativo na mobilidade urbana da cidade de São Paulo. O governador Tarcísio de Freitas destacou a complexidade da obra e a importância da PPP (Parceria Público-Privada) para viabilizar a construção e futura operação comercial da linha.

A previsão de entrega do primeiro trecho da Linha 6-Laranja foi antecipada para outubro de 2026, em meio ao cenário eleitoral de 2027. Com promessas de modernização do transporte público e integração com outras linhas do Metrô de São Paulo, a Linha 6 promete ser um legado importante para a cidade. A retomada das obras após três anos de atrasos mostra o compromisso do governo estadual em concluir esse projeto de infraestrutura que beneficiará milhares de paulistanos.

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