Nesta quarta-feira, 8, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), Seção 3, o Edital nº 1/2025, que estabelece as regras para o 11º Concurso Público do Ministério Público da União (MPU). Este concurso oferece 152 vagas para 35 cargos de analista e técnico, além de cadastro reserva.
As inscrições poderão ser feitas de 13 de janeiro a 27 de fevereiro no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As provas, que incluirão uma prova objetiva e uma discursiva, serão realizadas em 4 de maio em todas as capitais do país.
Há vagas disponíveis para todos os estados, dependendo do cargo, com a possibilidade de nomeações em todos os ramos do MPU e na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Todos os cargos exigem nível superior.
Estrutura das provas
A prova objetiva será composta por 80 questões, distribuídas em 30 questões do Módulo I e 50 questões do Módulo II. Além disso, haverá uma prova discursiva para todos os cargos, exceto para o cargo de técnico do MPU/Polícia Institucional, para o qual haverá um teste de aptidão física (TAF).
O edital prevê a reserva de 20% das vagas para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 10% para minorias étnico-raciais. Além disso, pessoas inscritas no CadÚnico têm direito à isenção de taxa.
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data da publicação da homologação do resultado final no DOU, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. Os editais e demais documentos relativos ao Concurso serão divulgados no site da FGV. Os candidatos poderão obter informações adicionais por meio do telefone 0800-2834628 ou do e-mail [email protected].