Concurso público da Câmara Municipal de Goiânia disponibilizará 85 vagas com salários de até R$ 5 mil e contratação imediata de 30% dos aprovados. Os cargos vão de motorista à médicos e engenheiros. Serão disponibilizadas 50 vagas para nível médio e 35 para nível superior nas mais variadas áreas.
De acordo com presidente da Casa, vereador Andrey Azeredo, o projeto da Mesa Diretora é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2016 com o Ministério Público. “O concurso prevê, além do preenchimento das vagas já existentes, a extinção de cargos desnecessários e a contratação de um profissional de Libras para nos adequar à legislação federal e traduzir os trabalhos da Casa àqueles que possuem deficiência”, afirma Andrey.
A Lei que autoriza a realização do certame foi sancionada e publicada no Diário Oficial de Goiânia no último dia 21. Atualmente, a Câmara conta com 600 servidores, dos quais apenas 160 são efetivos. “O efetivo não é suficiente para suprir as necessidades da Casa, atender adequadamente os cidadãos e equilibrar a relação entre efetivos e comissionados”, explicou o parlamentar.
Segundo o presidente, o próximo passo é viabilizar a contratação de uma empresa especializada em certames. “A expectativa é a de que nós possamos, ainda no primeiro semestre, publicar o edital e iniciar de fato o processo seletivo para suprir as vagas existentes na Câmara, que contemplam áreas de comunicação, administrativa, médica e Procuradoria”, afirma.
Para o presidente, o certame atenderá as demandas da Casa para aprimorar, com transparência, os serviços prestados aos vereadores e à comunidade. Quanto ao provimento das vagas, a Câmara terá 60 dias para contratar aprovados para preencher pelo menos, 30% das vagas. Os demais serão convocados, de acordo com a capacidade financeira da Câmara, num prazo máximo de até dois anos.