Concurso de Escrita Criativa premiará melhores poemas sobre arte e literatura indígenas em Salvador

concurso-de-escrita-criativa-premiara-melhores-poemas-sobre-arte-e-literatura-indigenas-em-salvador

Concurso de Escrita Criativa tem inscrições abertas para estudantes de escolas públicas de Salvador e região metropolitana

Projeto vai premiar melhores poemas sobre arte e literatura indígenas. Textos serão apresentados em espaços culturais do Pelourinho, na capital baiana.

Gestores e educadores de escolas públicas DE Salvador e região metropolitana já podem inscrever seus estudantes no Concurso de Escrita Criativa – Versos de Identidade, da Festa Literária Arte e Identidade Ano V. O processo segue aberto até 12 de agosto.

Nesta edição, o tema é “Arte e Literatura Negra e Indígena: Resistir é Festejar”. Os participantes vão concorrer a prêmios com poemas ligados à temática.

O concurso nasceu na edição anterior da festa, com a participação de 600 estudantes de 15 escolas da capital baiana na etapa final.

Em 2025, o evento gratuito promete ocupar os espaços culturais do Pelourinho, de 2 a 4 de setembro. A programação será marcada por arte, ancestralidade e celebração ao legado dos povos africanos e originários do Brasil.

De modo geral, a iniciativa valoriza a escrita como instrumento de afirmação identitária e reconhecimento das narrativas negras e indígenas, estimulando os estudantes a se expressarem com criatividade, afeto e consciência.

De acordo com a curadora geral, Karla Daniella Brito, o concurso é importante não só para o fomento da cultura do livro e da leitura, mas também para os estudantes se entenderem enquanto criadores de arte, não apenas receptores. “Criar condições para que nossos jovens produzam arte, por meio da escrita criativa, é um dos nossos propósitos, uma vez que o Concurso Versos de Identidade oportuniza às nossas juventudes a percepção de que podem ser protagonistas de suas próprias narrativas pela palavra poética”, defende.

As escolas interessadas em participar devem inscrever seus alunos — jovens do 8º ano do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio — por meio de um formulário online.

As etapas do concurso consistem em inscrição da instituição, validação da inscrição, seleção interna de um representante de cada instituição, envio do poema selecionado e divulgação dos 10 finalistas. A fase final será no dia 3 de outubro, durante a programação do evento, com apresentação dos indicados no palco e anúncio dos vencedores.

Os estudantes classificados nos 1º, 2º e 3º lugares serão premiados com troféu, prêmio em dinheiro, além de três livros de Literatura Negra Infantojuvenil.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp