Concurso de fotografia vai premiar registros do patrimônio goiano Art Déco

Concurso de fotografia vai premiar registros do patrimônio goiano Art Déco

Estão abertas as inscrições do concurso de fotografia “Memórias em Foco”, que vai selecionar 22 fotografias dos monumentos Art Déco tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Goiânia. A iniciativa integra as ações da 7ª Edição do Goiânia Art Déco Festival e terá como tema o “Patrimônio Adormecido”.

Para se inscrever no concurso, o candidato deve preencher o formulário de inscrição on-line até dia 8 de março, disponível no link. Podem participar profissionais ou amadores e as fotos selecionadas irão compor uma exposição durante o Goiânia Art Déco Festival, em maio deste ano. As três melhores fotos selecionadas pelo jure receberão uma premiação em dinheiro.

Com produção da Proyatê, o propósito do concurso “Memórias em Foco” é promover a cultura e a preservação da arquitetura art déco e estimular os artistas goianos, valorizando a fotografia enquanto expressão artística daqueles que de forma profissional ou iniciante, se dedicam ao prazer de captar imagens urbanas.

Este projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento aos Festivais e Eventos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023. Saiba mais em: @goianiaartdecofestival ou @pro.yate.

Quais são os 22 monumentos Art Déco tombados pelo Iphan?

As fotos que podem participar do concurso “Memórias em Foco” são dos seguintes monumentos goianos:

Região Central:
1 – Trampolim: Lago das Rosas – Av: Anhanguera esq. com Alameda dos Buritis – Setor Oeste
2 – Mureta: Lago das Rosas – Av: Anhanguera esq. com Alameda dos Buritis – Setor Oeste
3 – Teatro Goiânia: Rua: 23, Nº 252 – Centro
4 – Grande Hotel: Av: Goiás, Nº 462 – Centro
5 – Torre do Relógio: Av: Goiás com Praça Cívica – Centro
6 – Coreto: Av: Goiás com Praça Cívica – Centro
7 – Tribunal Regional Eleitoral: Praça Cívica, Nº 300 – Centro
8 – Fonte Luminosa: Praça Cívica – Centro
9 – Museu Pedro Ludovico: Rua: Dona Gercina Borges Teixeira – Setor Sul
10 – Chefatura de Polícia: Praça Cívica – Centro
11 – Fórum e Tribunal de Justiça: Praça Cívica – Centro
12 – Palácio das Esmeraldas: Praça Cívica – Centro
13 – Luminária/Obelisco: Praça Cívica – Centro
14 – Secretária Geral: Praça Cívica – Centro
15 – Museu Zoroastro Artiaga: Praça Cívica – Centro
16 – IPHAN: Em frente Praça Cívica entre as avenidas Goiás e Paranaíba – Centro
17 – Lyceu de Goiânia: Rua: 21, Nº 10 – Centro
18 – IFG: Rua: 75, Nº 46 – Centro
19 – Estação Ferroviária: Av: Goiás, 1799, Praça do Trabalhador – Centro
20 – Traçado Pioneiro: Entre as avenidas Araguaia, Paranaíba, Tocantins e Praça Cívica – Centro. Popularmente conhecido pelo ( Manto da Santa Nossa Senhora Aparecida )

Setor Campinas:
21 – Biblioteca Cora Coralina: Praça Joaquim Lúcio – Campinas
22 – Antigo Fórum e Prefeitura: Praça Joaquim Lúcio – Campinas

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos