Concurso dos Correios acontece neste domingo com mais de 1,6 milhão de inscritos disputando 3,5 mil vagas

Neste domingo, 15, mais de 1,6 milhão de candidatos realizarão as provas do maior concurso público dos Correios em 13 anos. A seleção oferece 3.511 vagas, das quais 3.099 são para o cargo de carteiro, que exige Ensino Médio, enquanto 412 oportunidades destinam-se a carreiras de nível superior, como advogado, analista de sistemas, arquiteto e engenheiro. Os salários variam entre R$ 2.429,26 e R$ 6.872,48, além de benefícios que incluem vale-alimentação, auxílio-creche e plano de saúde.

As provas serão aplicadas em 306 cidades de todo o Brasil, com início às 13h. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 12h45min. Para o cargo de carteiro, a prova consistirá em 50 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, informática, conhecimentos gerais e o código de conduta ética da empresa. Já para os cargos de nível superior, além das questões objetivas, haverá uma redação de 20 a 30 linhas.

Os Correios não realizavam um concurso público em âmbito nacional desde 2011, quando 1,1 milhão de pessoas se inscreveram para disputar mais de 9 mil vagas. Apesar do grande número de inscritos neste ano, especialistas apontam que as 3,5 mil vagas disponíveis podem ser insuficientes para cobrir o déficit de pessoal da estatal. Recentemente, a empresa promoveu um Programa de Desligamento Voluntário (PDV), o que aumentou a necessidade de reposição.

Os candidatos concorrerão às vagas conforme a localidade escolhida no momento da inscrição. Para carteiros, as oportunidades foram organizadas em macrorregiões, enquanto para as carreiras de nível superior as vagas estão distribuídas entre as superintendências estaduais dos Correios.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, há 245 vagas: 237 para carteiros em oito cidades e oito para nível superior em Porto Alegre. As avaliações ocorrem em um cenário competitivo, com a promessa de benefícios adicionais, como adicional de atividade externa, vale-transporte e gratificação para funções específicas.

Com o retorno de um concurso público de grande porte, a expectativa é que mais candidatos sejam chamados nos próximos meses, mesmo sem previsão de cadastro reserva nos editais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Caiado e primeira-dama celebram avanços e reforçam compromisso com o Estado

Em uma mensagem especial divulgada nas redes sociais nesta terça-feira, 24, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado celebraram as conquistas de 2024 e reafirmaram o compromisso de continuar transformando Goiás em um estado modelo para o Brasil.

O casal destacou os avanços em diversas áreas e agradeceu a confiança da população, refletida na expressiva aprovação da gestão do governador, que alcançou 88%, o maior índice entre os governadores do país. “E não vamos nos acomodar. Em 2025, vamos ainda mais longe”, garantiu Caiado.

Enfatizando o espírito natalino de união, esperança e fé, Caiado iniciou a mensagem com um agradecimento: “Gracinha e eu estamos aqui hoje para agradecer a Deus por tantas bênçãos, por cuidar de nossa família e nos permitir cuidar da família de cada um dos 7 milhões de goianos”, enalteceu.

Crescimento e desenvolvimento do Estado

Gracinha celebrou o contínuo crescimento do Estado em todas as áreas. “O trabalho que iniciamos em 2019 não apenas se consolidou, mas superou todas as expectativas. Goiás hoje é o estado número 1 do Brasil. Juntos, alcançamos resultados que ficarão marcados na história”, afirmou. Ela, que também é coordenadora do Goiás Social, citou a liderança do estado na redução da pobreza e na geração de empregos, com a renda dos goianos superando a média nacional. “Goiás cuida de quem mais precisa e cria condições para que as pessoas possam melhorar de vida”, declarou Gracinha.

Caiado mencionou alguns dos principais feitos da atual gestão. “Goiás tem hoje a melhor educação do Brasil, ocupando o primeiro lugar no Ideb. O Programa Bolsa Estudo fez Goiás ser o estado que mais reduziu a evasão escolar. Avançamos na regionalização da saúde, com oito novos hospitais, seis policlínicas e mais leitos de UTI em todas as regiões. Continuamos sendo o estado mais seguro do Brasil e somos o estado número um em transparência, isso é respeito ao dinheiro público”, elencou.

Complexo Oncológico de Referência

Goiás estado modelo

Sobre o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), Caiado evidenciou que começará a funcionar no primeiro semestre do ano que vem. “O primeiro hospital público para tratamento de câncer infantil está se tornando realidade. Em março de 2025, o corpo clínico começa a se instalar e fazer os primeiros atendimentos”, projetou.

Natal do Bem e Festividades

Gracinha destacou o sucesso do Natal do Bem. “Goiás tem hoje o maior Natal gratuito do Brasil, uma festa mágica que traduz o verdadeiro sentido natalino. Também entregamos meio milhão de brinquedos, trazendo mais alegria às crianças de todos os 246 municípios do estado”, lembrou a coordenadora do Goiás Social.

“Agradecemos a cada um que esteve conosco e reafirmamos o compromisso de continuar trabalhando juntos por nosso querido estado de Goiás”, completou Caiado. O casal declarou que as festividades de fim de ano trazem união entre as famílias, amor e fé. “Que o Espírito de Natal nos inspire a sonhar mais, fazer mais e realizar mais”, conclamou Gracinha. “Um feliz Natal e um ano novo abençoado”, disseram.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp