Concurso Ebserh 2025: 545 vagas para HC-UFU, HC-UFTM e mais 43 hospitais

A Diário do Estado abriu concurso com 545 vagas para HC-UFU, HC-UFTM e mais 43 hospitais. Ao todo são 198 vagas na área médica, 330 vagas na área assistencial e 17 vagas na área administrativa. Os interessados devem se inscrever até 20 de janeiro de 2025.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou na quarta-feira (18) os editais do novo concurso público que conta com 545 vagas imediatas e cadastro reserva para os 45 hospitais da rede e a administração central. Dentre eles está o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM).

Ao todo são 198 vagas na área médica, 330 vagas na área assistencial e 17 vagas na área administrativa. Os interessados devem se inscrever até o dia 20 de janeiro de 2025. A prova objetiva será aplicada no dia 16 de março de 2025, enquanto que a data da Prova de Títulos ainda não foi divulgada.

Os editais do concurso estão disponíveis no site da banca organizadora ou no site da Ebserh. Em Minas Gerais, a aplicação acontecerá nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia.

O concurso tem abrangência nacional e é dividido em seis macrorregiões. Além disso, ele tem uma vigência de um ano que pode ser prorrogada pelo mesmo período. Os hospitais que venham aderir à Rede Ebserh no decorrer da validade do concurso poderão utilizar a lista de cadastro reserva, de acordo com a macrorregião na qual o estado está inserido, quando for o caso.

Das vagas disponíveis, 20% são para pessoas pretas e pardas (PPP), o que corresponde a 109 vagas, e 3% são para os indígenas, o equivalente a 17 vagas. No caso das pessoas com deficiência, a Ebserh celebrou um acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e aumentou de 5% para 10% a quantidade de vagas reservadas para esse público, que nesse concurso equivale a 55 vagas.

O candidato aprovado fora do número de vagas previstas no edital não tem direito subjetivo à nomeação. No entanto, ele pode fazer parte do cadastro reserva, que permite a contratação caso surja uma vaga dentro da validade do concurso. Os candidatos que estiverem no cadastro reserva farão parte de uma lista por unidade hospitalar. Caso essa lista acabe, poderão ser convocados os aprovados dentro da mesma macrorregião.

“A vaga imediata gera obrigação de contratação durante a vigência do concurso. Já o cadastro reserva torna o aprovado habilitado para uma eventual convocação conforme a necessidade institucional, podendo acontecer ou não durante a validade do concurso”, explicou a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana Gouvêa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Diário do Estado concede liberdade a treinador acusado de oferecer dinheiro por imagens íntimas de alunos, com condicionantes.

Diário do Estado concede liberdade a treinador de futebol suspeito de oferecer dinheiro em troca de imagens íntimas de alunos

Diário do Estado concedeu a liberação provisória do suspeito desde que ele não exerça qualquer função que envolva contato com crianças e adolescentes.

1 de 3 Treinador foi preso pela Polícia Civil — Foto: Reprodução/TV Globo

Diário do Estado concedeu liberdade provisória ao treinador de futebol Marlúcio Inácio Duarte, de 32 anos, suspeito de oferecer dinheiro e vantagens para alunos de 13 a 16 anos em troca de conteúdos íntimos. De acordo com a Polícia Civil, o homem trabalhava em uma escolinha de futebol em Belo Horizonte, e os crimes foram denunciados pelo familiar de uma das vítimas.

Segundo a decisão judicial, “não houve representação, seja pela autoridade policial, seja pelo Ministério Público, pela conversão do flagrante em preventiva”. Para permanecer em liberdade, o suspeito terá de cumprir algumas condicionantes, como comparecimento mensal em juízo, pelo prazo de seis meses, para informar e justificar suas atividades; proibição de qualquer tipo de contato, incluindo virtual ou indireto, com as vítimas; proibição de se aproximar da Arena Santa Cruz e de qualquer outro campo ou escola de futebol onde as vítimas estudem, devendo guardar distância mínima de 500 metros; proibição de exercer função, atividade ou ocupação que envolva contato com crianças e adolescentes.

PRISÃO

Marlúcio Inácio Duarte tinha sido preso na última quarta-feira (18). Os policiais foram até a Arena Santa Cruz, no bairro Maria Virgínia, Região Nordeste de BH, onde o homem trabalhava, e o interrogaram. Ele confessou trocas de mensagens com os adolescentes em um grupo nas redes sociais. A TV Globo teve acesso a uma parte das conversas, em que o homem enviava palavras como: “Eu quero você”, “Presencial” e “Posso ir além?”

2 de 3 Suspeito trocava mensagens com adolescentes — Foto: Reprodução/TV Globo

De acordo com a Polícia Civil, para convencer os alunos a trocar fotos íntimas, o treinador oferecia dinheiro, entre R$ 20 e R$ 50. O suspeito dizia em áudios que os pagamentos eram uma “ajuda” aos jovens. No entanto, as investigações apontaram que ele também oferecia vantagens, como colocar os alunos para jogar mais vezes e serem mais atuantes, além de prometer indicações para times de futebol profissional. Ainda segundo a polícia, o suspeito teve relações sexuais com dois alunos no vestiário da escolinha. Vídeos comprovam os abusos.

DEMISSÃO

Após a repercussão do caso, o Santa Cruz Futebol Clube afirmou, nesta quinta-feira (19), que demitiu o treinador. “O clube vai investigar criteriosamente o fato ocorrido e pretende ajudar e contribuir nas investigações conduzidas pelas autoridades competentes. Informamos que o treinador não encontra-se mais no quadro de treinadores do clube”, afirmou em nota.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp