Concurso Literário Clipp seleciona 90 textos para livro coletivo em Presidente Prudente

concurso-literario-clipp-seleciona-90-textos-para-livro-coletivo-em-presidente-prudente

Concurso Literário seleciona 90 textos para publicação coletiva de livro, em Presidente Prudente

Participação é gratuita e aberta para todas as faixas etárias.

1 de 1 Inscrições podem ser realizadas até 31 de julho, em Presidente Prudente (SP) — Foto: freepik

Inscrições podem ser realizadas até 31 de julho, em Presidente Prudente (SP) — Foto: freepik

A Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente (Secult) abriu inscrições para o 14º Concurso Literário de Presidente Prudente (Clipp), que tem o objetivo de incentivar a criação literária, valorizar autores e autoras de todas as idades e promover a difusão da literatura em Presidente Prudente (SP). A participação é gratuita e aberta para todas as faixas etárias.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de julho, por meio deste formulário. O lançamento do livro está previsto para ser realizado durante o Festival Literário de Presidente Prudente, no dia 31 de outubro.

Conforme a Secult, o concurso tem como objetivo estimular a produção e o reconhecimento da literatura local, promovendo a publicação de obras inéditas nas categorias de conto, crônica e poesia.

Além disso, cada autor poderá inscrever até três textos inéditos por gênero literário, de tema livre e que não tenham sido publicados em livros, revistas, sites ou redes sociais.

REGULAMENTO

Os textos devem ser digitados em arquivo do Word (.doc ou .docx), com as seguintes especificações: fonte Times New Roman, tamanho 12; máximo de 70 linhas por texto, o que equivale, aproximadamente, duas laudas; cada texto deve apresentar: título, identificação do gênero (conto, crônica ou poesia) e estar assinado com um pseudônimo.

Os textos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por profissionais das áreas de língua portuguesa e literatura, com base nos critérios de qualidade e coerência do conteúdo literário; criatividade e originalidade; e correção linguística e domínio da linguagem.

Ao todo, serão selecionados 90 textos, sendo 30 contos, 30 crônicas e 30 poesias. Os escritos serão reunidos em uma publicação coletiva impressa, com tiragem de mil exemplares, distribuídos gratuitamente aos autores e às bibliotecas e espaços culturais da cidade. Cada autor selecionado receberá cinco exemplares da obra publicada.

A divulgação oficial dos resultados ocorrerá em 14 de setembro, pela Secult.

VÍDEOS: TUDO SOBRE A REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp