Última atualização 05/05/2017 | 17:33
A 2ª fase da Operação Porta Fechada, deflagrada pela Polícia Civil na manhã de quinta-feira, dia 4, cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, 13 mandados de condução coercitiva – sendo 9 deles de candidatos aprovados no concurso de delegado e outros 4 investigados como possíveis aliciadores. A ação visa combater fraudes no concurso para delegado em Goiás. A operação contou com cerca de 70 policiais civis.
Os mandados foram cumpridos pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Rubiataba, Valparaíso, Luziânia, Gama-DF e Brazlândia-DF. Todos os envolvidos foram conduzidos para a delegacia em Goiânia.
A fraude do concurso está confirmada, tendo identificado até o momento que 13 candidatos aprovados na primeira fase do concurso foram aliciados e beneficiados pelo esquema. Além do contador que foi preso no dia da prova da segunda fase, foi identificado nesta operação, entre os primeiros colocados, outro candidato que não possui o curso de Direito.
Crimes identificados: Fraude em concurso público, estelionato, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Na próxima e última fase, a Polícia Civil irá apurar, identificar e responsabilizar todos os funcionários da CEBRASPE envolvidos no esquema, afirmou o delegado Rômulo Matos.