Press "Enter" to skip to content

Já pensou em entrar para o Exército? Concurso oferece 440 vagas

Última atualização 23/02/2022 | 19:59

As inscrições para o Concurso Público do Exército – EsPCEx 2023 – estão abertas para jovens brasileiros de 17 a 22 anos. Mulheres e homens podem participar do processo seletivo, basta acessar o site da Escola Preparatória de Cadete do Exército até o dia 23 de maio deste ano.

O concurso deve focar no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Bélico. Ao todo, serão 440 vagas, sendo 40 para mulheres. Além disso, 80 são reservadas para homens negros e oito para mulheres negras.

A taxa de inscrição

O valor da inscrição é de R$ 100 e deverá ser pago até um dia após ser feita no site. Quem busca isenção do valor, terá até o dia 11 do próximo mês para solicitá-la. A lista com os nomes aprovados será publicada no dia 5 de maio. Ainda haverá possibilidade de recurso, que deve ser solicitado até 10 de maio.

O direito à isenção de taxa é destinado aos doadores de medula que possuem família de baixa renda, desde que estejam inscritos no CadÚnico.

A data de apresentação de resultados

O gabarito das provas será divulgado no mesmo site da inscrição, no dia 19 de setembro, depois das 18h. Os candidatos terão até o dia 22 de setembro para entrar com recursos.

O gabarito, após os recursos, será disponibilizado apenas no dia 17 de outubro. As matrículas, no entanto, só poderão ser realizadas no dia 17 de fevereiro, sendo que o pedido para adiamento da matrícula é feito apenas por dois dias sendo contados após a análise de documentos necessários.