Um condomínio residencial está sendo construído em parte do terreno que abriga a histórica casa onde morou o músico Teixeirinha em Porto Alegre. O local, no bairro Glória, ficou conhecido pela piscina em formato de cuia de chimarrão. Batizado de “Querência Amada”, em homenagem ao cantor gaúcho, o empreendimento contará com 280 apartamentos de 1 ou 2 dormitórios, distribuídos em 7 torres. Conforme a empresa Morana, “a casa e a icônica piscina serão preservadas fora do condomínio”.
As obras no local tiveram início no primeiro semestre deste ano e atualmente se encontram em fase de conclusão do preparo do terreno e da fundação. A entrega das unidades está prevista para 2028. O neto de Teixeirinha, Victor Teixeira Neto, contou que a ideia inicial era que a piscina tivesse formato de um violão, mas devido a um erro nas dimensões do projeto, acabou se tornando uma cuia de chimarrão. A remodelação foi sugerida pelo pai do cantor, que achava que o formato de cuia ficaria melhor.
Teixeira Neto guarda boas recordações dos tempos de infância e adolescência na casa onde seu avô morou. Entre as lembranças afetivas, está a comemoração do Campeonato Brasileiro de 1996, conquistado pelo Grêmio. Teixeirinha faleceu em 1985, aos 58 anos, vítima de um câncer, deixando um legado de músicas que exaltam a paisagem, personalidades políticas e o povo gaúcho.
O condomínio “Querência Amada” pretende preservar a memória de um dos maiores ícones gaúchos, homenageando o artista que deu voz ao Rio Grande através de sua música. A construtora responsável pela obra estima que a conclusão do empreendimento será em 2028, mantendo a histórica casa e a icônica piscina em formato de cuia de chimarrão. Portanto, a casa de Teixeirinha continuará a fazer parte da paisagem do bairro Glória, em Porto Alegre, mesmo com a construção do novo condomínio.




