Um dia após o ataque de hacker, ainda não é possível acessar o comprovante de vacinação por meio do portal ou aplicativo ConecteSus, do governo federal. A ferramenta do Ministério da Saúde tem apresentado instabilidade desde está sexta-feira (10).
Em alguns casos, não é possível acessar nem o sistema. ”Ocorreu um erro ao acessar os dados. Tente novamente mais tarde”, diz a ferramenta. O governo não se pronunciou.
Na madrugada de ontem, a Saúde informou que alguns sistemas foram comprometidos e disse ter acionado a PF (Polícia Federal) e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República para investiga o caso. De acordo com o ministro Marcelo Queiroga, o caso se trata de um ataque cibernético.
Em entrevista, ele afirmou que ”os dados não serão perdidos”. Em Belo Horizonte, ao ser questionado se existe backup dos dados, respondeu ”Claro que existe”.
Ainda ontem, o grupo Lapsus$ assumiu a autoria da ação criminosa. Segundo a mensagem exibida nos portais, o Ministério sofreu um ataque de ransomware e ”50 TB de dados foram copiados e excluídos”.
O ransomware é um tipo de vírus que sequestra o acesso aos dados do sistema criptografando-os. Geralmente o hacker promete liberar o acesso após o pagamento de um resgate.