O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) voltou a subir e atingiu o maior nível desde janeiro de 2014. Os dados, medidos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), atingiram 54 pontos.
Conforme informou a CNI, valores abaixo de 50 pontos indicam desconfiança do empresário. O índice acima desse patamar denota otimismo. Segundo a entidade, o índice é 16,6 pontos maior que o registrado em março do ano passado.
“Vale ressaltar que, pela primeira vez desde outubro do último ano, todos os portes de empresas registram otimismo”, acrescentou a Confederação Nacional da Indústria.
Ainda segundo a CNI, o crescimento do ICEI em março decorre de um aumento em todos seus componentes. O índice de condições atuais da economia registrou alta de 1,6 ponto em março, apesar de, em 46,3 pontos, ainda continuar abaixo da linha divisória dos 50 pontos.
“Em outras palavras, o empresário ainda vê piora em suas condições correntes de negócio, mas essa percepção é menos intensa e menos disseminada que no mês anterior”, explicou.
Já o índice de expectativas com relação à economia cresceu 0,9 ponto em março, atingindo 54,6 pontos – 22,8 pontos superior ao registrado em março de 2016.
“Já o índice de perspectivas com relação à empresa ficou em 59,8 pontos, um crescimento de 0,4 ponto em relação a fevereiro e de 13,2 pontos em relação ao mesmo mês do ano anterior”, informou a entidade.
*- com informações do G1.