Press "Enter" to skip to content

Confira 10 curiosidades sobre o Globo de Ouro, que acontece neste domingo, 7

Última atualização 05/01/2024 | 10:41

Fundado em 1944, o Globo de Ouro é uma premiação que elege os melhores do ano na indústria do cinema e tv. Em 80 anos de existência, o que não faltam são curiosidades que ocorreram ao longo da trajetória da cerimônia. Marcada para acontecer neste domingo, 7, listamos dez fatos interessante sobre a premiação: 

10 curiosidade sobre o Globo de Ouro:

  • Versão “informal” das premiações 

A cerimônia é considerada uma versão “informal” das premiações, por ter mesas e cadeiras ao invés de um auditório para acomodar os artistas. 

  • O primeiro Globo de Ouro

A primeira edição do evento aconteceu em 1944 e premiou o filme “A Canção de Bernadette” com o grande título de primeiro longa da premiação a vencer a categoria de Melhor Filme na história. 

  • Premiação cancelada

Devido à greve dos roteiristas em 2008, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) cancelou a cerimônia após alguns artistas afirmarem que não iriam comparecer ao prêmio. 

Para não deixar em branco, a cerimônia de premiação foi substituída por uma coletiva de imprensa televisionada anunciando os vencedores. 

  • Atriz com maior número de indicações e vitórias

A atriz norte-americana Meryl Streep possui o recorde de atriz mais indicada com 33 nomeações no total. Meryl também detém o maior número de vitórias, tendo vencido oito vezes, fora a distinção honorária. 

  • Ator mais jovem a vencer o prêmio

O ator mais jovem a vencer o Globo de Ouro foi o Ricky Schroder, que tinha apenas 9 anos quando venceu na categoria de Melhor Nova Estrela do Ano pelo filme “O Campeão”, em 1980.

  • Artista mais velho a vencer o prêmio

O título de ator mais velho a vencer a estatueta foi o ator sul-coreano, Oh Yeong-su, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante pela série “Round 6”. Na época ele tinha 77 anos de idade. 

  • Empate

Em 1989, houve um empate na categoria de Melhor Atriz, concedendo o premio a três atrizes: Jodie Foster por “Acusados”, Shirley Maclaine por “Madame Sousatzka” e Sigourney Weaver por “Nas Montanhas dos Gorilas”.

  • “Carros” criou uma nova categoria

Devido ao enorme sucesso, o filme “Carros”, fez o Globo de Ouro criar uma categoria somente para os filmes de animação. Essa categoria ainda não existia e o longa acabou por ser o vencedor da noite. 

  • Angelina Jolie pagando promessa

A atriz Angelina Jolie cumpriu a promessa, ela disse que se levasse a estatueta de Melhor Atriz pelo filme “Gia”, iria simplesmente pular na piscina do The Beverly Hilton, em Los Angeles, nos Estados Unidos, hotel onde aconteceu o prêmio. Ela venceu e pulou. 

  • Marlon Brando recusou o prêmio

O ator Marlon Brando recusou o prêmio de Melhor Ator por “O Poderoso Chefão” em 1973. O motivo foi por conta do mau tratamento dado aos atores das indígenas na indústria cinematográfica.

Globo de Ouro 2024

Sob o comando do comediante Jo Koy, a premiação está marcada para este domingo, 7, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A transmissão no Brasil acontece na TNT e na HBO Max a partir das 22h, no horário de Brasília.

A 81ª edição destacou produções como o filme “Barbie” e a série “Succession”, da HBO, com nove indicações cada. Nas categorias de TV, “O Urso” e “Only murders in the building” foram indicadas em cinco categorias.

Confira a lista completa dos indicados aqui.