Confira 10 motivos para visitar a cidade de São Paulo

Confira a lista com algumas das razões que fazer da cidade de São Paulo um dos destinos preferidos dos turistas dentro do Brasil

A cidade de São Paulo é considerada o centro financeiro do Brasil e está entre as mais populosas do mundo, com diversas instituições culturais e uma rica tradição arquitetônica. Já que nesta terça-feira (25), o município completa 468 anos de história o Diário do Estado preparou uma lista com 10 motivos que fazem com que a capital do Estado de São Paulo seja um dos destinos mais procurados pelos turistas dentro e fora do território Brasileiro.

10. Atrações Culturais 

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

O mundo das artes e dos espetáculos é uma grande atração na capital São Paulo. Centro cultural da América Latina, São Paulo possui 101 museus, 282 salas de cinema, 146 bibliotecas e cerca de 40 centros culturais, além das inúmeras festas populares e feiras que acontecem em suas ruas. Além disso, a cidade possui 182 teatros, espaços para a montagem de espetáculos de todas as linhas artísticas, que vão das superproduções dos musicais da Broadway ao teatro de vanguarda.

LEIA TAMBÉM

• Prefeitura deve assumir o Centro de Convenções de Anápolis• Saiba como viajar de ônibus e economizar até 80% saindo de Goiânia• Contato com natureza, esoterismo e misticismo são marcas de Alto Paraíso de Goiás

9. Cidade cosmopolita

Pessoas de dezenas de nacionalidades diferentes vivem em São Paulo, cidade que apresenta uma grande mistura de influências culturais das mais diversas origens. A capital paulista possui grandes comunidades de italianos, japoneses, portugueses, bolivianos e libaneses, entre tantos outros povos. Bairros como a Liberdade e o Bixiga mostram um pouco de toda essa diversidade.

8. Gastronomia 

A capital conta cum opções de gastronomia riquíssimas e diversificadas. A cidade reúne alguns dos melhores restaurantes da América Latina e do mundo, entre seus mais de 15 mil restaurantes e 20 mil bares. Há opções nacionais e internacionais, que atendem a todos os bolsos. Além da culinária de 52 países, São Paulo é famosa pelos food trucks e “feirinhas gastronômicas”, que tomam as ruas da cidade.

7. Vida noturna 

Do eletrônico ao sertanejo, a vida noturna de São Paulo é muito agitada, com várias baladas e barzinhos. Para isso, locais como a Vila Madalena, o Itaim Bibi, a Vila Olímpia e a região da Rua Augusta são ideais. Para aqueles que gostam de curtir a noite, vale destacar também que a capital paulista é conhecida pelos serviços abertos 24h por dia, como padarias, lanchonetes e até academias.

6. Diversidade 

São Paulo é o maior destino LGBT do Brasil e um dos mais reconhecidos do mundo. A cidade tem uma das maiores Paradas do Orgulho LGBT do planeta e foi eleita o melhor destino gay do mundo pelo site internacional GayCities.com. Possui uma infinidade de locais que estão de braços abertos à diversidade, entre festas, bares, restaurantes, cafeterias, lojas e outros estabelecimentos.

5. Compras 

São Paulo é uma cidade perfeita para compras, não importa o orçamento. Renomadas grifes possuem lojas na cidade, seja na elegante Rua Oscar Freire ou em algum shopping de luxo. Mas a cidade também é conhecida pelo comércio popular, com destaque para a Rua 25 de Março, o Brás e o Bom Retiro.

4. Natureza 

Mesmo sendo o maior centro econômico do Brasil, e uma metrópole predominantemente urbana, São Paulo preserva suas áreas de contato com a natureza, onde é possível praticar esportes, passar um tempo ao ar livre e conhecer diversas espécies de animais. Alguns desses lugares são o Zoológico de São Paulo, o Aquário, o Instituto Butantan e os 111 parques espalhados pela cidade, como o Ibirapuera, o da Juventude, da Água Branca e o Parque Estadual da Cantareira.

3. História 

Fundada em 1554, São Paulo é uma das cidades mais antigas do Brasil. Seus mais de 450 anos de história aparecem em vários pontos turísticos, como a Praça da Sé, o Theatro Municipal (palco da Semana de Arte Moderna de 1922), o Pateo do Collegio (onde a cidade foi fundada), o Farol Santander (Edifício Altino Arantes) e o Parque da Independência (marco histórico nacional, onde D. Pedro I declarou a independência do Brasil).

2. Ecoturismo 

A quase 50 quilômetros do centro da cidade de São Paulo é possível encontrar um cenário com muita área verde, atrativos turísticos e vivência com a natureza. No local, que fica no extremo sul do município, é possível encontrar cachoeiras, parques, aldeias indígenas, centros ecumênicos, mirantes e até um borboletário. A área que abrange o território das subprefeituras de Parelheiros e Capela do Socorro inclui também uma parte do Parque Estadual da Serra do Mar, patrimônio natural brasileiro, e as duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da cidade, chamadas de Bororé-Colônia e Capivari-Monos que, juntas, ocupam 25% do território municipal. Sob o nome registrado como Polo de Ecoturismo de São Paulo, o objetivo da administração municipal é garantir a preservação da região e ao mesmo tempo promovê-la como centro turístico de modo sustentável.

1. Skyline e arquitetura

Com mais de 50 mil prédios, São Paulo tem um skyline impressionante. Alguns dos panoramas mais icônicos da cidade são os da Avenida Paulista, do Vale do Anhangabaú, do Parque do Ibirapuera e da Ponte Estaiada. São Paulo também abriga incríveis obras arquitetônicas, como o prédio do MASP, o Edifício Copan, a Estação da Luz, o Auditório do Ibirapuera, a Japan House e muitas outras.

Tags: