Confira a programação do aniversário de 102 anos de Aparecida

Começa no próximo dia 8 de maio a programação do 15º Aparecida É Show, o tradicional festival que movimenta Aparecida de Goiânia no mês de aniversário de fundação da cidade. Aparecida está completando 102 anos e, para marcar a data, trará neste ano grandes nomes da música gospel, do sertanejo e da pisadinha. Todos os shows serão realizados no estacionamento da Cidade Administrativa Maguito Vilela, entre os dias 8 e 12 de maio.

A divulgação da programação do Aparecida É Show foi realizada na noite desta quarta-feira, 17, no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, pelo prefeito Vilmar Mariano, secretários municipais e organizadores do evento.

“A festa de Aparecida é um evento já consolidado em nosso calendário. Vamos comemorar as conquistas recentes de nossa cidade com uma grandes shows e provas de rodeio. Nossa expectativa é receber cerca de 200 mil pessoas durante os cinco dias no parque que será montado no estacionamento da Cidade Administrativa ”, destacou o prefeito Vilmar.

O secretário de Relações Institucionais, Vanilson Bueno, responsável pela organização do Aparecida é Show, enfatizou que o acesso à festa será feito mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecível. “A população terá oportunidade de curtir grandes shows sem pagar nada, mas a entrega do alimento na portaria será obrigatória”, explicou.

Os alimentados arrecadados na bilheteria do Aparecida é Show serão repassados às instituições filantrópicas e famílias em situação de vulnerabilidade. “Conseguimos assegurar a alimentação de milhares de pessoas com o que é arrecadado no Aparecida É Show. Dois quilos de alimento não pesa no orçamento de ninguém, mas faz toda diferença no celeiro de quem está precisando”, pontua a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana.

Confira programação completa do Aparecida É Show!

Dia 8 de maio (quarta-feira)

Famoso no segmento cristão, Fernandinho abre o palco do Aparecida É Show no dia 8 de maio (quarta) interpretando grandes sucessos do seu pop gospel.

Dia 9 de maio (quinta-feira)

No dia 9 (quinta), será a vez da dupla Zé Neto e Cristiano colocar o público para dançar ao som de seus hits de sertanejo universitário recheados de refrões do tipo ‘chiclete’, que ficam na ponta da língua. Esse segundo show do festival marcará a abertura do tradicional rodeio de montaria em touros.

Dia 10 de maio (sexta-feira)

Já no terceiro dia da festa (10 de maio), a plateia vai ‘sextar’ embalada pelo grupo Barões da Pisadinha. Nessa mesma noite subirão ao palco também os sertanejos Zé Ricardo & Thiago e o DJ Low.

Dia 11 de maio (sábado)

No sábado, dia 11 (feriado de Aniversário de Aparecida de Goiânia), a comemoração começa pela manhã, às 8h, com o famoso Desfile Cívico na Avenida Independência. A festa seguirá à noite, na arena do Aparecida É Show, com apresentações de Gustavo Mioto e DJ Vinícius Cavalcante.

Dia 12 de maio (domingo)

O festival terminará no domingo, 12 de maio, Dia das Mães, com a final do rodeio e shows de Israel e Rodolfo e Jiraya Uai. Os artistas prometem presentear o público e, principalmente as mães.

Entrada solidária

De quarta a sábado, a entrada no Aparecida é Show será 2kg de alimentos não perecíveis. Os alimentos serão entregues à Secretaria de Assistência Social do município que destinará às famílias em situação de vulnerabilidade. No domingo, dia 12, dias das mães, a entrada é franca para crianças e mulheres.

Além dos shows e do rodeio, os visitantes da festa em comemoração ao aniversário de Aparecida poderão curtir os brinquedos do parque de diversões e saborear os alimentos e bebidas servidas na passarela gourmet.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ponte TO-MA: Agência irá avaliar qualidade da água de rio após queda de ponte

A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou nesta terça-feira, 24, que está avaliando a qualidade da água no Rio Tocantins, na área onde desabou a ponte Juscelino Kubitschek, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Essa medida se justifica devido à informação de que alguns dos caminhões que caíram no rio após a queda da ponte carregavam pesticidas e outros compostos químicos.

O foco das análises está no abastecimento de água a jusante (rio abaixo) a partir do local do acidente. A ANA, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, vai determinar os parâmetros básicos de qualidade da água e coletar amostras para as análises ambulatoriais. O objetivo é detectar os principais princípios ativos dos pesticidas potencialmente lançados na coluna d’água do rio Tocantins.

As notas fiscais dos caminhões envolvidos no desabamento apontam quantidades consideráveis de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico na carga dos veículos acidentados. No entanto, ainda não há informações sobre o rompimento efetivo das embalagens, que, em função do acondicionamento da carga, podem ter permanecido intactas.

Devido à natureza tóxica das cargas, no domingo e segunda-feira, 23, não foi possível recorrer ao trabalho dos mergulhadores para as buscas submersas no rio. O Corpo de Bombeiros do Maranhão confirmou nesta terça-feira, 24, a morte de quatro pessoas (três mulheres e um homem) e o desaparecimento, até o momento, de 13 pessoas.

Sala de crise

Na quinta-feira, 26, está prevista a reunião da sala de crise para acompanhamento dos impactos sobre os usos múltiplos da água decorrentes do desabamento da ponte sobre o rio Tocantins. Além da própria ANA, outros órgãos participam da sala de crise, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério da Saúde.

O Dnit está com técnicos no local avaliando a situação para descobrir as possíveis causas do acidente. Segundo o órgão, o desabamento foi resultado porque o vão central da ponte cedeu.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp