Confira agenda cultura para esse final de semana em Goiânia

Atrações que vão desde exposições de arte à música bem animada

Para esse final de semana em Goiânia, preparamos uma pequena agenda cultural. Para que você fique por dentro de alguns eventos:

O Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC Goiás) recebe no sábado dia 09, a abertura da exposição “ABC Confaloni– Modernidade inaugural e outras obras”. A exposição que vai do dia 09 de dezembro ao dia 25 de fevereiro, é a maior mostra já realizada sobre Frei Nazareno Confaloni, em comemoração ao centenário doa artista.

E ainda no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta a obra Sagração da Primavera, do russo Igor Stravinsky. Com entrada gratuita, apresentação acontece no domingo (10). No Palácio da Música às 11 horas. Para que gosta de música e concertos, ale a pena conferir.

Neste sábado (09), Nando Reis se apresenta em Goiânia. Para a alegria dos fãs, que aguardavam após o cancelamento do show que aconteceria em 18 de novembro. O cantor vem trazendo a turnê “Jardim Pomar” que ainda vai passar por mais sete cidades. O show aqui em Goiânia vai acontecer no Centro de Convenções da PUC, às 21 horas.

Agora falando para você que adora um festival de música. Irá acontecer neste domingo (10) no Cepal do setor sul, o evento Vale das Cremosas. Com apresentações dos DJs Korth, Paulo Agulhari, Danilo, Barbara e Frann de Carvalh. Além da atração principal, que será a Banda UÓ em um dos seus últimos shows.

Larissa Madalena

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ponte TO-MA: Agência irá avaliar qualidade da água de rio após queda de ponte

A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou nesta terça-feira, 24, que está avaliando a qualidade da água no Rio Tocantins, na área onde desabou a ponte Juscelino Kubitschek, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Essa medida se justifica devido à informação de que alguns dos caminhões que caíram no rio após a queda da ponte carregavam pesticidas e outros compostos químicos.

O foco das análises está no abastecimento de água a jusante (rio abaixo) a partir do local do acidente. A ANA, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, vai determinar os parâmetros básicos de qualidade da água e coletar amostras para as análises ambulatoriais. O objetivo é detectar os principais princípios ativos dos pesticidas potencialmente lançados na coluna d’água do rio Tocantins.

As notas fiscais dos caminhões envolvidos no desabamento apontam quantidades consideráveis de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico na carga dos veículos acidentados. No entanto, ainda não há informações sobre o rompimento efetivo das embalagens, que, em função do acondicionamento da carga, podem ter permanecido intactas.

Devido à natureza tóxica das cargas, no domingo e segunda-feira, 23, não foi possível recorrer ao trabalho dos mergulhadores para as buscas submersas no rio. O Corpo de Bombeiros do Maranhão confirmou nesta terça-feira, 24, a morte de quatro pessoas (três mulheres e um homem) e o desaparecimento, até o momento, de 13 pessoas.

Sala de crise

Na quinta-feira, 26, está prevista a reunião da sala de crise para acompanhamento dos impactos sobre os usos múltiplos da água decorrentes do desabamento da ponte sobre o rio Tocantins. Além da própria ANA, outros órgãos participam da sala de crise, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério da Saúde.

O Dnit está com técnicos no local avaliando a situação para descobrir as possíveis causas do acidente. Segundo o órgão, o desabamento foi resultado porque o vão central da ponte cedeu.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp