O Sistema Nacional de Emprego (Sine-GO) oferece 16 vagas de emprego para esta quarta-feira, dia 20 de setembro. Dessas 16, duas são exclusivas para pessoas com deficiência (PCD).
Para se candidatar, os interessados devem comparecer aos postos de atendimento do Sine munidos de carteira de trabalho, documentos pessoais e comprovante de endereço atualizado (emitido nos últimos três meses).
Abaixo as vagas oferecidas:
Alinhador de pneus – 01 vaga
Costureiro na confecção em série – 01 vaga
Instalador de alarmes – 01 vaga
Mecânico eletricista de automóveis – 01 vaga
Serralheiro – 10 vagas
Agente de passagens (vaga exclusiva para PCD) – 01 vaga
Porteiro (vaga exclusiva para PCD) – 01 vaga
Caiado lança programa que amplia segurança alimentar a famílias vulneráveis
O governador Ronaldo Caiado, lançou nesta terça-feira (26) em evento no Banco de Alimentos da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), em Goiânia, o programa NutreBem. O programa será responsável pela distribuição do Mix do bem, um alimento nutritivo que contribuirá com a ampliação e segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade social no estado.
O produto conta com arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebolas desidratados e não contem gorduras trans, gorduras saturadas ou lactose. O produto é de preparo rápido e rende até 10 porções.
“Estamos garantindo o padrão nutricional, com a reposição de minerais, de nutrientes necessários para manter a pessoa alimentada durante o seu dia”, declarou o governador. Segundo Ronaldo Caiado, o programa representa um ponto de superação ao reunir conhecimento científico e gestão pública com eficiência para levar benefícios ao cidadão vulnerável.
“As transformações maiores podem acontecer desde que estejamos instigados de um mesmo sentimento, seja a competência, a boa gestão, a pesquisa, a ciência e também a honestidade de princípios”, afirmou.
Além desta refeição, o NutreBem também irá distribuir legumes embalados a vácuo e frutas desidratadas para reforçar as doações feitas às famílias mais vulneráveis. Os itens possuem características que possibilitam a chegada às comunidades mais afastadas, já que frutas e legumes são alimentos mais perecíveis, o que impede o transporte para lugares mais distantes.
Ronaldo Caiado, fez o compromisso de levar outras melhorias para o setor, com previsão de destinação de veículos para qualificar a logística da distribuição dos alimentos.
Os testes para o processamento foram feitos com o apoio de nutricionistas, engenheiros de alimentos e professores da Universidade Federal de Goiás (UFG). O reitor da instituição, Edward Madureira, que está em seu terceiro mandato, classificou o governador como o “parceiro que acreditou” na universidade em função dos inúmeros projetos já estabelecidos.
“Sempre tive o sonho de ver a universidade absolutamente integrada ao desenvolvimento do nosso estado”, afirmou. “Essa é a maior missão da universidade; formar pessoas e produzir conhecimento”, disse. Segundo o reitor da instituição, projeto como esses só são possíveis “com decisão política e determinação”.
Já a diretora da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Melo Caiado, acredita que o conjunto de iniciativas irá contribuir “de forma efetiva” na diminuição da fome em Goiás, por garantir que os alimentos cheguem a todos os que necessitam.
“A OVG acredita que as pessoas são responsáveis pela construção do mundo à sua volta e que garantir a segurança alimentar e nutricional da população é uma forma de combater causas estruturais da pobreza, auxiliando assim no desenvolvimento da sociedade”, ressaltou, ao mencionar que o estado deve chegar em breve a 1 milhão de cestas básicas já distribuídas.
Banco de Alimentos
Em julho de 2019 a OVG assumiu o Banco de Alimentos, com um trabalho que comportava 100 famílias. Deste então, com o apoio do Governo de Goiás, foi feita melhorias na estrutura e na forma de coleta e distribuição. Atualmente são mais de 1.000 famílias beneficiadas por mês, com um total de 3 mil toneladas de frutas, verduras e legumes distribuídos, que beneficiam cerca de 45 mil pessoas.
Além disso, como auxílio na luta contra a fome, o Banco de Alimentos já promoveu em todo estado ações de educação alimentar e nutricional em cerca de 724 entidades sociais que cuidam de crianças, grávidas, idosos e pessoas em tratamento de saúde. assim como as 620 famílias em situação de vulnerabilidade social.