“Os aulões não são casas de milagres, ele não vai te entregar algo que vai resolver o seu ano, mas ele vai te dar um pouco mais de segurança, já que o aluno tem uma ansiedade que é o medo do futuro, da prova estar chegando”
Em entrevista ao jornal Diário do Estado, o professor Gilberto Augusto deu várias dicas para quem deseja se dar bem no Enem 2018. Além das estratégias para os dois dias de prova, os assuntos com maior chance de serem abordados na Redação e o que esperar com a mudança da banca avaliadora.
Para o professor os aulões desenvolvem uma série importante de aprendizado eficaz para os estudantes. “Os aulões não são casas de milagres, ele não vai te entregar algo que vai resolver o seu ano, mas ele vai te dar um pouco mais de segurança, já que o aluno tem uma ansiedade que é o medo do futuro, da prova estar chegando”, explica.
Além de estudar as principais disciplinas é importante abordar a administração do tempo de prova, estratégias e dar dicas assertivas para o aluno que vem se preparando para o Enem desde o começo do ano, com foco e motivação.”O aluno precisa ser bom nos três conteúdos mais abordados de cada matéria. Ter agilidade também é fundamental para resolver a prova, já que é extensa, então é preciso ter um gerenciador do tempo de prova”, completa.
Em relação à Redação, mais do que tentar “adivinhar” o tema é preciso reforçar a importância do aluno ter foco, investir na técnica e em sua estratégia, ou seja, treinar muito a escrita antes da prova, com muita atenção à norma culta e ao desenvolvimento das ideias. Confira acima mais dicas na entrevista completa.