Press "Enter" to skip to content

Confira filmes selecionados para a 22ª Goiânia Mostra Curtas

Última atualização 19/07/2023 | 11:26

O Icumam Cultural e Instituto, organizador do Goiânia Mostra Curtas (GMC), divulgou nesta terça-feira, 18, a lista dos filmes selecionados para sua 22ª edição, que será realizada no Teatro Goiânia, entre os dias 3 e 8 de outubro. O festival vai reunir 66 filmes, distribuídos entre a Curta Mostra Brasil (40), a Curta Mostra Goiás (10), a Curta Mostra Animação (12) e a 21ª Mostrinha (6) – dois selecionados integram mais de uma mostra.

CONFIRA LISTA COMPLETA

“O alto nível da curadoria do festival garante a diversidade dos filmes selecionados, o que faz da Goiânia Mostra Curtas uma referência nacional. A partir desta programação, buscamos construir uma oportunidade de conexão entre as pessoas para a convivência, a reflexão e a troca de ideias e afetos”, diz a diretora geral, Maria Abdalla.

Fizeram parte da curadoria Rafael de Almeida (Curta Mostra Brasil), realizador, pesquisador e professor de cinema e audiovisual; Fabio Rodrigues Filho (Curta Mostra Goiás), crítico, pesquisador e curador de cinema; Cesar Cabral (Curta Mostra Animação), cineasta especialista em animação; e Gabriela Romeu (21ª Mostrinha), escritora, jornalista e documentarista.

Com mais de duas décadas de história, o Goiânia Mostra Curtas é totalmente gratuito. A programação inclui a exibição de filmes, mostras competitivas e não-competitivas, além de atividades formativas, homenagem e outras atrações. “A programação completa desta edição, entretanto, dependerá do orçamento e segue em busca de parceiros”, informa a diretora geral Maria Abdalla.

O evento consagrou-se como um espaço importante para a exibição e difusão do cinema brasileiro, além de ser um fórum para discussão e reflexão sobre questões relacionadas ao setor audiovisual. O festival ainda conta com a Curta Mostra Especial, que não é competitiva e terá 10 filmes na sua programação, a qual será anunciada em breve. Outras mostras ocorrem paralelamente.

Curta Mostra Brasil

Com o objetivo de traçar um panorama atual da produção nacional em curta-metragem e de ser uma vitrine da representatividade e da diversidade cultural brasileira, registrada na linguagem audiovisual, a Curta Mostra Brasil será exibida em quatro programas, todos com início às 19 horas: Da necessidade do sonho, no dia 4/10 (quarta); A casa como território e vice-versa, no dia 5/10 (quinta); Para além do real, no dia 6/10 (sexta); e Pela reinvenção de mundos, no dia 7/10 (sábado).

Curta Mostra Goiás

A Curta Mostra Goiás será exibida em dois programas: Caminhos da volta, no dia 4/10 (quarta); e Caminhos da ida, no dia 5/10 (quinta), ambos com início às 15 horas. Os dez filmes selecionados para competição apresentam a produção audiovisual goiana atual e representam a regionalidade goiana no Brasil e mundo afora.

Curta Mostra Animação

A mostra de curtas animados de 2023 traz um repertório composto por 12 filmes de 8 estados brasileiros. São filmes que buscam exibir um recorte amplo das animações de todas as regiões do país, que surgem como resposta ao aquecimento da produção audiovisual de animação.

As produções de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia e Pernambuco serão exibidas em um único programa, Animação em curso, no dia 6/10 (sexta), às 15 horas. “Orgulho de ver um repertório tão amplo em meio às mazelas recentes, o que mostra que a animação resiste, se reinventa e não perece”, declarou Cesar.

21ª Mostrinha

Diferente das mostras anteriores, com júri oficial, a Mostrinha tem júri popular e visa a diversão e a educação, com uma programação especial de curtas-metragens voltados ao público infanto-juvenil. Com curadoria de Gabriela Romeu, a 21ª Mostrinha conta com seis produções que integram o programa Histórias na era do Antropoceno, que será exibido em três sessões: dia 5/10 (quinta) e dia 6/10 (sexta), às 9 horas; e no domingo, 8/10, às 10h30.