Confira lista de postos de vacinação contra Poliomielite e Sarampo em Goiânia

Com o início da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo na próxima segunda-feira, 06, a Prefeitura de Goiânia disponibiliza 66 postos de vacina para pais e responsáveis levarem as crianças de um ano a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias) para se protegerem.
Para a médica e secretária municipal de Saúde da Capital, Fátima Mrué, o momento é de mobilização para que pais e responsáveis procurem uma das salas para vacinarem as crianças. “Contamos com salas espalhadas por toda a cidade, em nossas unidades básicas de saúde, nos Cais, Ciams e no Centro Municipal de Vacinação. Há postos por toda Goiânia”, destaca a titular da Secretaria de Saúde.
Em Goiânia, a meta é vacinar 80.286 crianças, o que corresponde a 95% do público-alvo. Além das vacinas contra pólio e sarampo a campanha também é uma oportunidade para a atualização do cartão de vacinação. Fátima Mrué observa que é “preciso sensibilizar a população para que procurem os postos e mantenha a caderneta em dia, em especial, das crianças”.
Ao longo da semana a Secretaria de Saúde de Goiânia se preparou para a campanha com a capacitação dos profissionais que atuam nas salas de vacina para que recebam as crianças e tirem as dúvidas dos pais e responsáveis sobre as doses.  ”Uma grande adesão à vacina é fundamental para que muitas doenças continuem fora de circulação. Temos nos esforçado e contamos com a participação de todos para atingirmos mais uma meta nessa nova campanha”, finaliza Fátima.
Lista de postos de vacinação
Cais Campinas
Horário de Funcionamento da sala de vacina: 8h às 18h ( segunda a domingo)
Endereço: Rua P-30 esquina com Rua P-26 – Setor dos Funcionários (Praça de Esportes)
Telefones: 3524-1930 e 3524-1932
Cais Deputado João Natal
Horário de Funcionamento da sala de vacina: 8h às 18h ( segunda a sexta)
Endereço: Av. Industrial Qd. D-13 Lt. 16 e 17 – Setor Vila Nova (próximo ao posto Juliana)
Telefones: 3524-1826 e 3524-1827
Centro de Saúde Setor Criméia Leste
Horário de Funcionamento da sala de vacina: 8h às 13 h ( segunda a sexta)
Endereço: Rua Senador Antônio Martins Borges esquina c/ Rua Virgílio Xavier de Barros Qd. 28 Lt.
09 S/N- Criméia Leste . Telefones: 3524-1810 e 3524-1811
Centro de Saúde Esplanada do Anicuns
Horário de Funcionamento da sala de vacina: 8h às 18h ( segunda a sexta)
Endereço: Alameda do Progresso esquina com Rua Tirol S/N Qd.02, Setor Esplanada dos Anicuns
Telefones: 3524-1960 e 3524-1961
Centro de Saúde “Marinho Lemos” – Negrão de Lima
Horário de Funcionamento da sala de vacina: 13:00 às 18:00 ( segunda a sexta)
Endereço: Av. Armando de Godoy Qd.29 Lts. 06 e 07 – Setor Negrão de Lima
Telefones: 3524-1815 e 3524-1816
Confira os outros 61 postos disponibilizados para vacina contra Pólio e Sarampo, em Goiânia e a relação das salas no site  www.saude.goiania.go.gov.br.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hetrin alerta sobre riscos do uso de suplementos vitamínicos sem orientação

A rotina agitada muitas vezes impede refeições equilibradas e hábitos saudáveis, resultando em fraqueza e cansaço. Com a ingestão reduzida de legumes, frutas e verduras, muitos recorrem a suplementos vitamínicos, sem orientação, o que pode trazer riscos à saúde.

Médica do pronto-socorro do Hetrin (Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos), Natália Sardinha alerta sobre os riscos de usar suplementos vitamínicos sem orientação médica, o que pode trazer sérios riscos à saúde.

“A suplementação deve ser considerada apenas quando há uma deficiência diagnosticada, sendo essencial que o médico avalie os sintomas do paciente e, se necessário, solicite exames para confirmar a necessidade de reposição”, orienta a médica da unidade de saúde do Governo de Goiás.

Ela ressalta que, em muitos casos, uma dieta balanceada é suficiente para fornecer os nutrientes essenciais sem a necessidade de suplementação adicional.

Para os idosos, porém, a médica observa que as mudanças fisiológicas, associadas ao envelhecimento, como a alteração do olfato e paladar, podem afetar a alimentação.

“A idade avançada pode aumentar a necessidade de proteínas, reduzir a biodisponibilidade da vitamina D e diminuir a absorção de nutrientes como a vitamina B6, fatores que tornam a avaliação nutricional ainda mais importante”, explica a médica.

Suplementos vitamínicos

O alerta aponta que o uso de vitaminas, sem acompanhamento profissional, pode ser prejudicial.

“O uso excessivo de vitaminas pode, por exemplo, levar à intoxicação, além de afetar órgãos como os rins e o fígado”, pontua Dra. Natália.

Outro ponto preocupante são as recomendações não verificadas nas redes sociais com promessas de benefícios como rejuvenescimento, fortalecimento de cabelo, imunidade e disposição.

“Seguir essas indicações pode levar ao consumo desnecessário de vitaminas, sobrecarregando o organismo”, adverte a médica, reforçando a importância de consultar sempre um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de suplementação, garantindo segurança e eficácia no tratamento.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp