Confira o abre e fecha no feriado da fundação da cidade de Goiás

Mangueira de carro explode e causa queimaduras de 2º grau em criança de 3 anos

Na próxima segunda-feira, 24, alguns órgãos estaduais e serviços prestados pelo Governo de Goiás terão funcionamento alterado por conta da antecipação do feriado em homenagem à fundação da cidade de Goiás, comemorado em 26 de julho.

Na mesma data, acontece a transferência simbólica das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para o município. A primeira capital do estado completa 296 anos no dia 25 de julho. Confira abaixo como ficam os atendimentos:

Vapt Vupt
Não haverá expediente nas unidades do Vapt Vupt localizadas na capital e interior. Na terça-feira (25/07), todas as unidades retomam o atendimento em horário normal. Os serviços devem ser previamente agendados nos portais vaptvupt.go.gov.br ou expresso.go.gov.br.

Já o atendimento na plataforma Expresso pode ser acessado 24 horas por dia, de qualquer dispositivo móvel, por meio do site expresso.go.gov.br ou aplicativo de celular. São mais de 100 serviços totalmente digitalizados disponíveis à população.

Detran
Não haverá expediente nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) em todo o estado, na segunda-feira. No entanto, diversos serviços podem ser realizados pelo site do Detran-GO e pelo aplicativo Detran GO ON, disponível nas versões para Android e iOS.

Por meio do aplicativo é possível, por exemplo, atualizar o endereço, solicitar a CNH definitiva, consultar pontuação na CNH e fazer consulta de veículos.

Procon
Não haverá expediente na sede do Procon Goiás, nesta segunda-feira. Assim como o atendimento presencial, o telefônico para denúncias e orientações de consumo, por meio do número 151, estará indisponível. Os consumidores poderão registrar suas reclamações pela internet, por meio do Procon Web. As atividades serão retomadas na terça-feira.

AGR
A Agência Goiana de Regulação (AGR) manterá o atendimento aos consumidores de energia e de saneamento básico, bem como do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros no feriado.

A Ouvidoria Setorial receberá as manifestações dos usuários pelos seus canais digitais, por e-mail ([email protected]) e por formulário no site da agência, para manifestações sobre saneamento básico e transporte. Em caso de problemas com energia, o atendimento será pelo 0800 7270 167 ou pelo 167.

As equipes de fiscalização de transporte da AGR estarão nas rodovias coibindo o transporte irregular, principalmente nos acessos a cidades da região do Araguaia, de Caldas Novas, Jaraguá, Goianésia, Pirenópolis, Uruaçu e região Metropolitana de Goiânia.

Saúde
A maioria dos hospitais e demais unidades de saúde estaduais funcionarão normalmente no feriado antecipado da fundação da cidade de Goiás. Em Goiânia, terão funcionamento regular: Hospital Estadual da Mulher (Hemu), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), Casa de Apoio e o Núcleo de Internação e Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta. Além da Rede Hemo e do Juarez Barbosa (Goiânia e unidades do interior).

Na região Metropolitana e interior, funcionam normalmente: Hospitais Estaduais de Aparecida de Goiânia (Heapa), Anápolis (Heana), Trindade (Hetrin), Pirenópolis (Heelj), Luziânia (HEL), Jaraguá (Heja), Itumbiara (HEI), São Luís de Montes Belos (HSLMB), Jataí (HEJ), Formosa (HEF), Santa Helena de Goiás (Herso), Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, e Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy (Cresm). Além da Policlínica de São Luís de Montes Belos.

Já em regime de plantão, estarão o Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol).

A Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho, em Goiás, fecha nos dias 24 e 25 e reabre na quarta-feira (26/07). Policlínicas Estaduais de Posse, Quirinópolis, Goianésia e Formosa manterão apenas o serviço de hemodiálise.

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) terá plantão 24 horas, pelo Disque Intoxicação (0800 646 4350). Assim como a Gerência de Transplantes, com atendimento para profissionais de saúde pelo telefone (62) 3201-2200.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp